Será realizada no dia 19 de março a tradicional cavalgada ecológica das águas do Rio Canos em comemoração Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Devido à pandemia, o evento foi suspenso nos dois últimos anos. Neste ano, será a 19ª edição.
Realizado pela Sabesp em parceria com a Associação Educacional e Ecológica Amigos do Rio Canoas desde 2002, as cavalgadas representam um dos eventos ambientais que mais incentivam a preservação e a recomposição da mata ciliar do principal manancial que abastece a cidade de Franca.
As cavalgadas reúnem participantes de todas as idades, sendo muito apreciada inclusive pelas crianças, proporcionado lazer e conscientização, além de aproximar a comunidade do Rio Canoas.
Os cavaleiros farão um percurso programado e terão a companhia de funcionários da Sabesp, entre eles o Superintendente Gilson Santos de Mendonça, o Gerente Distrital Alex Henrique Veronez e os Coordenadores e idealizadores da Associação Amigos do Rios Canoas, Ricardo Faleiros de Sousa e Rui Engrácia.
Para o Superintendente Gilson Santos de Mendonça, as cavalgadas possibilitam que a comunidade fortaleça os vínculos com o manancial responsável por 80% do abastecimento de Franca e estabeleça um compromisso de preservação e cuidado com o Canoas. “O trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente é permanente na Sabesp e a comunidade sempre foi nossa grande parceira”, disse o Superintendente.
Para o Gerente Distrital da Sabesp de Franca, Alex Veronez, as cavalgadas têm conseguido atingir o seu objetivo, que é principalmente a conscientização. “A comunidade já sabe sobre a importância do Rio Canoas e sempre demonstrou comprometimento e boa vontade em preservar o meio ambiente em busca de mais qualidade de vida para as pessoas”, explicou Veronez.
A 19ª edição do evento cumprirá todos os protocolos de segurança e está sendo organizada por uma equipe com anos de experiência em projetos ambientais.
Além da Sabesp e a ONG Amigos do Rio Canoas, apoiam a cavalgada: a AESABESP-Associação dos Engenheiros da Sabesp, ABES-Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e SEESP-Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.
O percurso será de 12 km com saída do pesque pague Bicho da Mata, no Paiolzinho, às 09h00.
Mais informações pelos telefones: 16-99999-7558 e 16-3712-2053
Sirlene Caluz/Assessoria Imprensa Sabesp