A falta de chuvas tem afetado o município de Franca e, por isso, a Sabesp reforça o pedido do uso consciente da água aos moradores. Pequenas mudanças de hábitos como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo e não lavar calçadas com mangueiras já ajudam a evitar o desperdício, principalmente no período de estiagem.
Para o enfrentamento da seca, a Sabesp vai implantar duas captações emergenciais a fim de aumentar a oferta de água em Franca. “Todas as medidas necessárias serão tomadas. Mas é importante ressaltar que o uso racional da água pela população é fundamental neste momento”, destacou o superintendente da Sabesp na região, Gilson Santos de Mendonça.
O município registra o menor volume de chuvas dos últimos 20 anos no período úmido (de outubro a março) neste momento em que se inicia a época de estiagem. No último período de chuvas que começou em outubro de 2020 e se encerrou em março de 2021, choveu 824 milímetros ante 1.482 milímetros no período anterior. A média de chuva é de 1.360 milímetros. “A Companhia tem realizado todas as ações para garantir a distribuição de água para a população, porém, a ajuda e a colaboração de todos são imprescindíveis para evitar que a água falte”, ressalta Alex Veronez, gerente do Departamento Distrital de Franca.
Além das medidas emergenciais, estão em andamento as obras do novo sistema produtor de água de Franca, o Sistema Sapucaí-Mirim, que vai praticamente dobrar a capacidade de produção do município, passando dos atuais 1.000 litros/segundo para 1.800 litros/segundo. A previsão de conclusão dos trabalhos é para o final de 2022.
Dicas de economia
- Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.
- Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
- Não use água corrente para descongelar alimentos.
- Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.
Para saber mais, acesse: http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450
Sirlene Caluz/Assessoria de Imprensa da Sabesp