A Prefeitura de Ribeirão Preto confirmou nesta terça-feira (21) o primeiro caso da variante ômicron na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é uma mulher que apresentou sintomas leves de Covid-19 e foi atendida na rede pública do município.
De acordo com a prefeitura, a mulher, que não teve a identidade revelada, desenvolveu a doença na primeira quinzena de dezembro e já cumpriu o período de isolamento.
“Não temos informação que ela tenha vindo de outro lugar. Ela está em Ribeirão, trabalha em Ribeirão e não é uma moradora que tenha vindo de viagem ao exterior ou coisa do tipo. Ainda estamos investigando”, disse o secretário de Saúde José Carlos Moura.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, a paciente mora com mais uma pessoa, que também passou por exames e permaneceu em isolamento. Ambos estão fora do período de transmissibilidade do vírus.
O caso foi confirmado pelo Labmóvel, laboratório itinerante do Instituto Butantan que analisou amostras de exames RT-PCR colhidas de pacientes de Ribeirão Preto e de cidades vizinhas por duas semanas.
Pradópolis tem dois casos confirmados
Também nesta terça-feira, Pradópolis (SP) confirmou os primeiros casos de ômicron na região. De acordo com o prefeito Silvio Martins (PSDB), os infectados são dois homens de 37 e 35 anos, funcionários de uma empresa de Sertãozinho (SP).
Eles estão isolados em casa e o estado de saúde deles não é grave.
Pessoas que tiveram contato com os pacientes, entre elas, a mulher de um deles, foram isoladas por 14 dias e submetidas a exames, que devem confirmar ou descartar se houve transmissão da ômicron.
G1 Ribeirão Preto