Em maio de 2022 a Câmara Municipal de Ribeirão Corrente aprovou um projeto de Lei de autoria da Prefeita Aninha Montanher, autorizando o município a criar o “Programa de Denúncia de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, por meio de aplicativo e whatsapp, denominado “Salve Maria”.
A prefeita conta que recentemente foi criado o espaço Casa das Marias com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência doméstica, e durante esse trabalho foi detectado a necessidade de ampliar esse apoio.
Em contato com empresas responsáveis pela integração de dados da prefeitura, Aninha encontrou respaldo técnico da empresa EddyData, na pessoa do desenvolvedor Adriano Migani que prontamente compreendeu a magnitude da ação, apresentando rapidamente um projeto viável e dentro das diretrizes legais.
O APP da a opção de dois botões para as usuárias, o primeiro é o Botão do Pânico, que é ligado diretamente à Polícia Militar do Município, que recebe o pedido de socorro com a localização precisa da suposta vítima, seja na área urbana ou rural. O segundo botão é o de Denúncia, que pode ser feito por um vizinho ou um familiar, e pode ser feita de forma anônima.
A Prefeita conta com exclusividade em primeira mão ao Portal Fato no Ato que não haverá nenhum custo para as usuárias. “É como se fosse uma ligação para o 190, não haverá custo algum, e funcionará apenas em Ribeirão Corrente, tanto na área urbana quanto a rural.” Reafirma Aninha.
Migani conta que “O objetivo maior do APP é prestas socorro e salvar vidas.” Com relação ao projeto nos bastidores Adriano diz que “Do outro lado do aplicativo, que estará disponível para Polícia Militar, haverá um painel de controle por meio de geolocalização, por mapas, dando a possibilidade de chegar o mais rápido até a possível na vítima, podendo salvar uma vida.” Conclui o desenvolvedor Adriano Migani.
O Projeto de Lei nº 27/2022 foi aprovado pela Câmara e sancionado pela Prefeita Aninha Montanher.