Na última quarta-feira (12) o primeiro duelo das finais da Copa do Brasil entre Corinthians e Flamengo agitou o futebol brasileiro. Com recorde de público na Neo Química, 47.013 torcedores, e uma renda de R$ 4.665.153,00, a partida foi agitada do início ao fim, mas faltou o principal ingrediente de uma final, o gol.
Ambas as equipes tiveram chances de gol, mas pelo lado corintiano Yuri Alberto teve o chute bloqueado por Thiago Maia, e pelo lado flamenguista Gabigol parou nas mãos de Cássio. Analisando a partida num todo o Flamengo foi um pouco superior, o que é natural, já que o rubro-negro conta com um elenco melhor que o alvinegro de Itaquera.
Os principais personagens da noite, não foram Cássio, Renato Augusto, nem Pedro, ou Gabigol, os nomes da noite foram o árbitro do duelo Braulio Machado (SC) e o VAR, questionados por flamenguistas pelo cartão amarelo para João Gomes, que tirou o jovem da segunda final, e muito questionados por corintianos, principalmente o técnico Vítor Pereira e o presidente Duílio Monteiro. A reclamação do lado do time paulista foi um possível segundo cartão amarelo e consequentemente cartão vermelho para João Gomes, após falta dura em Fagner, e principalmente um pênalti não marcado, após a bola bater na mão do zagueiro Léo Pereira dentro da área, que estava com o braço aberto no momento do lance, o VAR nem sequer chamou o árbitro para analisar o lance.
O empate sem gols agradou muito mais o time do Flamengo, que além de ter um elenco com mais opções, agora decide o título no Maracanã com o apoio de sua apaixonada torcida. Mas o Corinthians tem um time competitivo, que vende caro suas derrotas, e que historicamente não tem medo de jogar com pressão da torcida adversária. Na próxima quarta-feira (19), o último capítulo da Copa do Brasil 2022 será escrito, às 21:45h, no horário de Brasília.
Corinthians 0X0 Flamengo
Local: Neo Química Arena (São Paulo – SP)
Data: 12 de outubro de 2022 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Auxiliares: Kleber Lúcio Gil (FIFA-SC) e Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG)
Quarto árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Árbitro de vídeo: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Gols:
Cartões amarelos: Yuri Alberto (COR); João Gomes (FLA)
Público: 47.031 pagantes (recorde de público em jogos do Timão)
Renda: R$ 4.665.153,00
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena, Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz (Ramiro), Renato Augusto (Giuliano); Adson (Gustavo Silva), Róger Guedes (Mateus Vital) e Yuri Alberto.
Técnico: Vitor Pereira.
FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís; João Gomes (Vidal), Thiago Maia, Éverton Ribeiro (Fabrício), Arrascaeta (Victor Hugo); Gabigol (Éverton Cebolinha) e Pedro.
Técnico: Dorival Júnior.
Imagens: Metróples / Uol