Uma das cinco melhores cidades do país no ranking do saneamento básico, Franca (SP) perde 26% de toda a água que capta, segundo dados do Instituto Trata Brasil divulgados nesta terça-feira (22).
O percentual, abaixo da média nacional, de 36,3%, ainda assim representa um desperdício diário de 153 litros de água por ligação existente na cidade, que já chegou a ser líder no levantamento.
Outra cidade avaliada pela organização, Ribeirão Preto (SP) ficou em 34º no ranking, com um desperdício de 49%, o que significa 803 litros de água por ligação perdidos diariamente.
A Sabesp informou que desde 2009 realiza um programa corporativo de redução de perdas em Franca com substituição de redes, ramais e hidrômetros, além da inspeção de tubulações para identificar vazamentos e fraudes.
Das 20 melhores cidades do ranking, 8 são paulistas e 5 delas, atendidas pela Sabesp: Santos (1º), São Paulo (4º), Franca (5º), Suzano (14º) e Taubaté (17º). Entre as 20 piores colocadas, nenhuma está no Estado de São Paulo.