Na próxima sexta-feira, dia 30, começa o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Em Franca, o primeiro programa a ser transmitido será o do candidato a prefeito Guilherme Cortez (Psol), da coligação Franca do Futuro. A definição das emissoras que gerarão conteúdos na propaganda eleitoral, e sorteio da ordem dos candidatos, ocorreram numa reunião no cartório da 291ª zona eleitoral, no bairro da Estação, nesta sexta-feira, 23. O encontro, coordenado pelo juiz eleitoral Humberto Rocha e a chefe do Cartório Eleitoral Nilva Faleiros Caramori, teve a participação de representantes das emissoras de rádio e TV, de partidos políticos e de agências publicitárias responsáveis pela produção dos conteúdos.
Quatro candidatos a prefeito de Franca não aparecerão no horário eleitoral gratuito, devido aos seus partidos não terem alcançado o número mínimo de parlamentares eleitos. Tratam-se de Alexandre Tabah (Novo), João Scarpanti (PCO), Jonas Carvalho (Mobiliza) e Tito Flávio (PCB).
O programa eleitoral será transmitido nas rádios de segunda-feira a sábado em dois horários: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na televisão, o conteúdo político será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Outros 70 minutos diários de propagandas dos candidatos serão distribuídos ao longo da programação. Deste tempo, 60% será para o cargo de prefeito e 40% para vereador.
No primeiro dia, a ordem de transmissão de conteúdos das coligações ficou assim:
Coligação Franca do Futuro (Guilherme Cortez, PSol);
Coligação Franca Seguindo em Frente Pronta Para o Futuro (Alexandre Ferreira, MDB);
Federação Brasil da Esperança (Mariana Negri, PT);
Coligação Franca Vai Mudar (João Rocha, PL);
Coligação Pra Cuidar do Povo (Dr. Ubiali, PSB).
Na mesma reunião houve um consenso entre as emissoras de rádio para um rodízio semanal da geração de conteúdos, com a aprovação do juiz eleitoral. Desta forma, na primeira semana, a geradora será a rádio Hertz, seguida das rádios Difusora, Mais FM, Franca do Imperador, Rede Aleluia e 3 Colinas. Os programas de televisão serão gerados pela TV Record de Franca.
A diretora artística da rádio Difusora, Cintia Flávia, falou ao repórter Alexandre Silva, da rádio e portal FNT, sobre o rodízio:
A sequência muda a cada dia. O tempo a que cada candidato terá direito não foi divulgado na reunião.