Começa hoje quarta-feira de cinzas, 22 de fevereiro de 2023, e termina na quinta-feira da semana santa, 6 de abril de 2023.
Esse é um tempo de penitência para os cristãos, em que a igreja recorda o período de 40 dias em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.
Apesar de fazer referência ao número 40, esse período não compreende exatamente 40 dias. Para explicar essa contagem, somamos a quarta-feira de cinzas até o sábado antes da Páscoa (inclusive), resultando em 46. De seguida, tiramos 6, que correspondem ao número de domingos que há no período da Quaresma, e temos os 40 dias.
A Quaresma termina na quinta-feira santa, porque a partir desse dia, à tarde, tem início outro período importante para a Igreja. Esse período é chamado de tríduo pascal, e compreende as últimas celebrações da Semana Santa: a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e, finalmente, a Páscoa.
O que é Quaresma
É um tempo de arrependimento e mudança para os cristãos.
Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.
Por isso, durante a Quaresma, os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade, a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.
Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto. Além disso, os fiéis são estimulados a fazer exames de consciência e a confessar-se.
A cor da liturgia Quaresmal é o roxo, que lembra o recolhimento, e será esta tonalidade que estará nos paramentos dos sacerdotes e nos templos.
Fonte: calendarr.com