Devido ao aumento de infectados pela covid-19 na cidade, a Câmara Municipal de Franca está adotando medidas de segurança mais restritivas de forma a conter a propagação do vírus. A decisão foi embasada em decreto municipal publicado no Diário Oficial de hoje, 19 (veja aqui: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1789-19052021.pdf).
A principal mudança é que as próximas três sessões da Câmara serão realizadas de maneira remota, através do aplicativo Google Meet. Elas continuarão sendo transmitidas pelo canal aberto digital 6.3, Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCn5kvxPi7DDVCqpLQRiYpFw) e Facebook (https://www.facebook.com/camaradefranca/).
Dentre as reuniões online programadas, está a 1ª Sessão Extraordinária desse ano, que acontece hoje, 20, às 14h45. Na pauta, está a segunda votação do Projeto de Lei Complementar nº 26/2021, de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que autoriza o Poder Executivo a contratar temporariamente 70 técnicos em enfermagem e 12 enfermeiros pelo prazo de até 31 de dezembro deste ano. A proposta já foi apreciada na última sessão da Câmara, realizada anteontem, 18, e foi aprovada por unanimidade .
Os outros dois encontros remotos serão a 21ª e a 22ª Sessões Ordinárias, marcadas para os dias 25 de maio e 1º de junho, respectivamente. Pelo menos nessas duas ocasiões, a Tribuna Livre também será permitida à distância apenas, com os munícipes discursando de suas próprias casas através do Google Meet.
Quem quiser se inscrever deve enviar um email para protocolo@franca.sp.leg.br, informando nome completo, RG, CPF, título de eleitor com zona e seção de votação (é preciso votar em Franca), telefone para contato e o tema resumido do pronunciamento na Tribuna.
Haverá também alteração no regime de serviço dos servidores. Eles adotarão sistema de revezamento: uma leva de funcionários trabalhará presencialmente de manhã e cumprirá teletrabalho de tarde, enquanto os outros seguirão o home office de manhã e cumprirão sua carga horária no prédio da Câmara à tarde. Dessa forma, haverá menos aglomerações na sede do Legislativo. O presidente da Câmara, o vereador Claudinei da Rocha (MDB), comentou o endurecimento das medidas:
“A Câmara Municipal está preocupada com a situação crítica vivida pela nossa cidade em relação à covid-19. Com essas mudanças, a nossa Casa de Leis está dando a sua parcela de contribuição ao combate da pandemia”.
Bruno Piola/Comunicação Institucional Câmara