Dezenas de professores da rede municipal de ensino estiveram no plenário da Câmara Municipal de Franca na manhã desta terça feira (01) para cobrar dos vereadores ações junto ao Poder Executivo para liberação do pagamento de uma bonificação com recursos do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
O pagamento deste bônus foi objeto de três Requerimentos apresentados pelos vereadores, aprovados na sessão ordinária desta terça feira Requerimento nº 10/2022, de autoria do vereador Daniel Bassi (PSDB), Requerimento nº 12 /2022, de autoria do vereador Marcelo Tidy (DEM) e Requerimento nº 14/2022, de autoria de Gilson Pelizaro (PT).
Pelizaro afirmou que ‘faltou muita habilidade política para o governo municipal em tratar esta questão do Fundeb’. E complementou: ‘Se existia uma Legislação Federal, a 173, que trazia empecilhos na visão do governo municipal, isso tinha que ter sido tratado com a maior transparência possível, tinha que ser discutido com o sindicado, com os professores, com os profissionais de outros segmentos dentro da educação’, disse o vereador. O vereador Pastor Palamoni (PSD) pontuou que ‘a gente sempre buscou do prefeito essa reposta aos servidores, principalmente os professores, não somente os professores, mas outros servidores que também podem ser beneficiados desta sobra do Fundeb’.
O parlamentar solicitou ainda a transmissão de um vídeo gravado pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) pelo qual o chefe do Executivo afirma que concederá o abono aos professores e explica que os detalhes deverão ser divulgados nesta quarta feira (02).
Zezinho Cabeleireiro (PP) afirmou que a notícia trazida pelo prefeito é o resultado que a Câmara aguardava: ‘Os vereadores, desde o ano passado, eram favoráveis a dar o abono aos professores’.
Della Motta (PODE) criticou o governo municipal pela demora na liberação dos recursos. O vereador ainda defendeu a valorização dos servidores: ‘nós estamos em um momento complicado. Esse pessoal que trabalhou na educação nesta época da pandemia trabalhou de uma forma três vezes mais do que se estivesse em uma sala de aula’.
A vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) afirmou ser testemunha da dedicação dos professores para atender seus alunos nos períodos mais críticos da pandemia. Lurdinha pediu a extensão do abono para todos os profissionais da educação: ‘O que for legal, eu peço que este abono seja estendido a todos, porque todos merecem, todos trabalham, a educação é feita por uma equipe, a equipe da escola’.
Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3
(Comunicação Institucional da Câmara)