A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, prossegue com as ações de prevenção e combate à dengue na cidade, incluindo o ‘fumacê’ e atenderá nesta semana, 7 bairros de diferentes regiões da cidade.
A programação prevê para o período de 12 a 18, deste mês, a visita casa a casa dos agentes de controle de vetores uniformizados e credenciados e a nebulização, a partir das 17h, em parte do Recanto Elimar e Recanto Elimar II, Parque das Esmeraldas e Prolongamento do bairro, Jardim Brasilândia, Vila Nicácio e Vila Tótoli. Inicialmente é feito o trabalho de orientação pelos agentes da Vigilância, que anunciam no dia posterior, a nebulização, sempre a partir das 17h.
Durante o ‘fumacê’, a orientação aos moradores é para que mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel. As pessoas não deverão permanecer nas calçadas, com crianças e os animais de pequeno porte.
Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação.
Os moradores deverão guardar em local fechado ou cobrir, alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.
Confira a programação do fumacê:
12/07 – Parte do Recanto Elimar e Recanto Elimar II
13/07 – Parque das Esmeraldas e Prolongamento do Parque das Esmeraldas
14/07 – Jardim Brasilândia
15/07 – Vila Nicácio
18/07 – Vila Tótoli
Casos e mortes
Segundo a Secretaria de Saúde, foram confirmadas até o momento, 14 mortes por dengue, sendo que os óbitos mais recentes foram de 3 mulheres, com idades de 28, 66 e 73 anos, ocorridos nos dias 5, 8 e 21 de maio. Até esta segunda-feira, foram registrados 5.625 casos da doença.