Termina na próxima segunda-feira (21/03) o prazo para as inscrições na “Escola de Inovadores”, curso de extensão gratuito organizado pela Inova CPS (Centro Paula Souza), que tem como objetivo ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em empresas. Entre as novidades desta 14ª edição está a participação de todas as unidades do CPS, inclusive de Franca e cidades da região. O site para a inscrição é inova.cps.sp.gov.br. Para o empreendedor Cleomar Martins Naves, que presta serviços de personalização para festas, o curso salvou o seu negócio.
Em formato on-line, a “Escola de Inovadores” tem duração de 60 horas, distribuídas por 10 aulas semanais, ministradas por professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que atuam como agentes de inovação. O conteúdo está dividido em três fases, que envolvem mentalidade, habilidades e recursos.
Entre os temas abordados estão gestão empresarial básica, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, abertura e manutenção de empresas, inspiração, ideação, prototipagem e ferramenta de modelagem de negócios Canvas. O participante também conta com mentoria para construir seu plano de negócios com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional.
Empreendedor desde 2012, quando voltou de São Paulo para Franca, Cleomar Martins Naves, 55 anos, tem a empresa de serviços de personalização Personalità Scraps & Gifts. Para começar investiu em uma máquina de corte eletrônica que faz enfeites personalizados para eventos e festas. “A expectativa era crescer rapidamente, mas esse serviço virou ‘febre’ na cidade e, com muitos concorrentes, perdi clientes por preço”, conta.
Então ele ficou sabendo da “Escola de Inovadores” e percebeu que precisava estudar para seu negócio sobreviver. “O curso me abriu a cabeça para entender a dor do cliente e perceber que eu podia ampliar o leque de serviços com máquinas que estavam paradas: fazer copos e taças com jateamento, botons (para padarias e supermercados), entre outros”, diz Cleomar, que se sente mais seguro à frente da empresa.
“Nas aulas conheci a ferramenta Canvas, muito importante para manter o foco e dar direcionamento na parte organizacional do negócio, sem isso muitas empresas fecham. Consegui enxergar a Personalità como um todo, identificar os clientes, melhorar os canais/comunicação de venda, controlar planilha de fornecedores. O curso engloba todas as áreas, administrativa, financeira, marketing, e hoje estou mais preparado para empreender”, ressalta Cleomar, que diversificou a oferta de produtos e conquistou seu espaço no mercado de Franca e região.
Segundo Marcelo Squilante, agente de Inovação da Inova CPS na região de Franca, o grande aprendizado da “Escola de Inovadores” é de que inovar não é somente para grandes empresas e também não é necessário investir muito dinheiro para conseguir bom retorno.
“Há duas questões fundamentais para os empreendedores: saber o que se quer fazer e, principalmente, estudar antes de fazer. E o nosso curso ajuda as pessoas a transformarem as suas ideias em negócios, passando por todas as etapas de inovação, processos e divulgação”, diz.
Para participar, é necessário apresentar uma proposta de empreendedorismo que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado. Na inscrição, o interessado deve preencher o formulário e indicar a Etec ou Fatec mais próxima. Serão selecionadas 20 propostas – com até três integrantes cada uma – por unidade. A lista de aprovados será divulgada no dia 25 de março. As atividades ocorrem entre março e junho.
Ao final, os projetos de startups serão apresentados a empresários, instituições públicas e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios. Em Franca e região, conta com o apoio da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca), sendo que o melhor projeto terá a oportunidade de ser incubado, com contrato durante um ano, para desenvolver seu modelo de negócios com toda infraestrutura.
Pelo programa “Trilha de Empreendedorismo e Inovação” do CPS, ao final desta edição os melhores projetos passam para a segunda etapa “Vitrine Inova CPS” e finalizam com o “Acelera Inova CPS”. A Inova CPS também oferece cursos de curta duração, de forma rápida e eficiente, para os empreendedores se prepararem para as novas demandas do mercado. Saiba mais no link inova.cps.sp.gov.br/academia-inovacps/.
SERVIÇO
Programa ‘Escola de Inovadores’
Data: inscrições gratuitas até 21 de março
Link p/ inscrição: inova.cps.sp.gov.br
Edital: inova.cps.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/15/2022/02/Edital_Escola-de-Inovadores-2022-1.pdf
Informações: agente31.inova@cps.sp.gov.br