O ex Secretário Municipal de Educação de Franca, Edgard Ajax, emitiu uma declaração a respeito dos recentes acontecimentos na Secretaria Municipal de Educação (SME). Ajax, que tem evitado se manifestar sobre a gestão da SME, compartilhou suas preocupações sobre o atual cenário e abordou a falta de empatia e diálogo, que têm sido relatadas por diversos servidores.
Na nota, Ajax expressou que diariamente recebe relatos de amigos servidores que destacam um ambiente pouco propício ao diálogo e permeado por atitudes autoritárias por parte da gestão da SME. Ele enfatizou que a falta de empatia da atual gestão chegou a um ponto extremo, o que motivou os Educadores a realizarem uma manifestação em frente à Secretaria Municipal de Educação no dia de hoje. O foco da manifestação era a busca por maior segurança e melhores condições de trabalho, em meio ao triste episódio de agressão a uma educadora por uma mãe de aluno.
Ajax ressaltou que a preocupação não se limita apenas à manifestação atual, mas vai muito além. Ele questionou o respaldo e apoio oferecidos no caso da educadora agredida, e levantou a questão sobre a segurança dos servidores dentro das escolas. O ex Secretário ponderou que a falta de contato direto entre os Educadores e a gestão tem contribuído para um distanciamento prejudicial, que impede a construção de soluções efetivas para os desafios educacionais.
Ele destacou a importância de ir além das burocracias e formalidades, enfatizando que um Secretário não deve se limitar a ser burocrata, uma vez que há outros atores da administração para essa função. Ajax defendeu a necessidade de construir um ambiente colaborativo, onde o afeto e o interesse genuíno sejam a base para enfrentar os desafios da Educação. Em sua mensagem final, Ajax expressou seu apoio aos funcionários da SME, reiterando que eles merecem todo o respaldo e afeto, e encerrou com “Fica o nosso afeto a todos da SME, na certeza que merecem todo apoio hoje e sempre! Professor Edgard Ajax.”
Resumo do Ocorrido:
A manifestação realizada hoje em frente à Secretaria Municipal de Educação de Franca reuniu mais de 300 profissionais da educação e servidores públicos, todos em busca de segurança e melhores condições de trabalho. O evento foi motivado pelo chocante incidente onde uma educadora foi brutalmente agredida por uma mãe de aluno na semana passada. O Repórter Policial do Portal FNT, Alexandre Silva, conseguiu uma entrevista exclusiva com o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Franca, Fernando Nascimento, durante a manifestação, onde foram discutidas as preocupações e reivindicações dos manifestantes.
Para sugestões de pauta envie um e-mail para cairostill@portalfnt.com.br
O Portal FNT é um oferecimento especial da Still Audiovisuais, Colégio Gandolfi e Vitamina Podcast: