No último domingo, dia 4 de dezembro, o Ponto De Cultura em parceria com a FEAC e Prefeitura de Franca, levou até o centro comunitário do jardim Rivieira/Paulista apresentações especiais de Congada com o Grupo Congada Três Colinas e também ”Maracatu” com as meninas do ”Grupo Canto De Flor”. Confira agora na Coluna Cairo Still.
Aconteceu neste último domingo, dia 4 de dezembro, apresentações culturais regionais como a ”Congada” e também ”Maracatu”. O ”Ponto De Cultura” vem comemorar com o projeto, a inauguração de sua sede própria que acontecerá em muito breve, um espaço cedido pela Prefeitura De Franca para poderem acontecer de maneira mais confortável, eventos culturais de manifestação, não só desta cultura da Congada más também de culturas amigas, como o Maracatu e Folia De Reis, por exemplo. Conversamos com a Ana, agente cultural há mais de 30 anos na cidade e ela nos explicou a importância de buscar meios para dar continuidade dessa cultura nas próximas gerações.
Assista à entrevista de Cairo Still com a responsável pelo evento cultural, a agente cultural Ana De Araujo:
Neste novo encontro, a associação organizadora ”Ponto De Cultura” tratou de reunir muitas pessoas que já fazem parte dessa cultura em nossa região. Também estiveram presentes membros colaborativos fieis como o Leonardo e a percursora da cultura em nosso município, a conhecida dona Eliza.
Continua após a imagem…
Agora, sobre a cultura da Congada, você sabe como, porque, de onde surgiu? Vou te contar um pouquinho para conhecerem essa história de resistência e resiliência. Chamada por ”Congada”,”Congado” ou ”Congo” é uma expressão cultural, religiosa e, porque não dizer artística que envolve canto, dança, teatro de espiritualidade religiosa afro-brasileira, uma mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia. Porém, suas origens remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes. Em algumas festas, comemora-se especificamente a coroação de Chico Rei, um soberano do Congo chamado Galanga que veio para o Brasil sendo batizado com o nome de Francisco. Viva Francisco! Já explicando um pouco sobre o ritmo dessa festa para quem não conhece é dividida em três ritmos principais: a Marcha Dobrada, Marcha Lenta (Grave) e a Marcha Picada.
Veja a entrevista de Cairo Still com as meninas do Maracatu, o ”Grupo Canto De Flor”:
Você encontra mais sobre o trabalho das meninas do ”Grupo Canto De Flor” em sua rede oficial: https://www.instagram.com/grupocantodeflor/
Créditos das imagens: Demétrio Borges (Cairo Still Audiovisuais)
Quer sugerir uma matéria para minha coluna, me mande um e-mail para: cairostill@portalfnt.com.br