Uma operação das polícias civil e militar hoje no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, deixou 18 mortos. De acordo com as forças policiais, morreram 16 suspeitos, um policial e uma mulher que foi atingida quando passava de carro pela região. As corporações informaram que a ação tinha como alvo uma quadrilha de roubo de veículos. O subsecretário operacional da Polícia Civil, Ronaldo Oliveira, disse que preferia que “eles não tivessem reagido e a gente ter prendido os 15 ou 14, mas infelizmente eles escolheram atingir os policiais”.
A ação
Moradores da região registraram intensos tiroteioscom um helicóptero da polícia e relataram medo de sair de casa. Segundo familiares da mulher que foi morta, Letícia Marinho Sales, ela foi baleada dentro do próprio carro por policiais, e chegou sem vida à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
A ação se torna a quarta operação policial mais letal da história do Rio, sendo que as duas primeiras também ocorreram durante o governo Cláudio Castro: as ações no Jacarezinho (28 mortos) e na Vila Cruzeiro (25).
No Twitter, Castro afirmou que quer que os criminosos envolvidos em ações violentas durante a operação sejam levados para presídios federais.
G1