A Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia de Polícia de Cristais Paulista, cumpriu um mandado de busca e apreensão que resultou na apreensão de munições e na prisão de um homem de 46 anos por posse irregular de munição de calibre permitido. A ação foi realizada com apoio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Franca e do Grupo de Operações Especiais (GOE), contando também com o apoio do cão farejador Zouk, da equipe K9 do GOE.
O inquérito foi instaurado para apurar uma denúncia de maus-tratos contra um cachorro. Segundo as investigações, o tutor do animal, um idoso de 71 anos, teria amputado o rabo do próprio cão com uma foice. Além disso, o animal apresentava um corte na perna.
Uma testemunha esteve no local, constatou os ferimentos e foi ameaçada pelo suspeito, que afirmou possuir armas em casa. Diante disso, a Polícia Civil solicitou um mandado de busca e apreensão para apreender a foice e eventuais armas de fogo na residência do investigado.
Apreensão e prisão
Durante as buscas na casa do idoso, os policiais apreenderam a foice utilizada na agressão ao cachorro, além de munições de calibre permitido encontradas nos quartos do investigado e de seu filho, J.R.S., de 46 anos.
O idoso não estava no local no momento da operação e, apesar das buscas na cidade, não foi encontrado. Já o filho dele assumiu a posse de parte das munições e foi conduzido à delegacia, onde teve a prisão em flagrante decretada por posse irregular de munição, conforme previsto no Estatuto do Desarmamento.
O cachorro foi resgatado, encaminhado para atendimento veterinário e está fora de perigo. O idoso será indiciado por maus-tratos qualificado (artigo 32, §1°A da Lei de Crimes Ambientais) e também pelo crime de posse irregular de munição (artigo 12 do Estatuto do Desarmamento). A Polícia Civil segue investigando o caso e buscando a localização do suspeito.