A Penitenciária de Franca em conjunto com a OAB realizam dos dias 01 a 05 de agosto, das 8h às 16h a Jornada da Cidadania e Empregabilidade, por meio da Comissão de política criminal e penitenciária, sob a coordenação das advogadas Aparecida Auxiliadora da Silva e Fernanda Paula Sousa Cruz, e da parceria com o Diretor da Penitenciária de Franca, Daniel Almeida de Morais.
A jornada conta com a aprovação do Corrdenador Regional, Dr. Carlos Alberto Ferreira de Souza, e do Secretário de Estado da Secretaria de Administração Penitenciária Coronel Nivaldo Cesar Restivo.
Nessa jornada os reeducandos receberão um conjunto de serviços e informações essenciais para auxiliá-los na reinserção e retomada da vida depois do cárcere. A jornada busca também diminuir a reincidência causada, muitas vezes, pela dificuldade de inserção social.
Os advogados e advogadas presentes na jornada além das palestras também ajudarão com análises dos processos.
Temas como: comunicação não violenta (Acir de Matos Gomes, Carla Andrea Pereira de Rezende e Fábio Cantizani Gomes), Violência Doméstica (Alex do Vale) e Auxílio Reclusão (Taila Campos Amorim Faria Riscolino) serão apresentados em forma de palestras, diálogos e oficinas.
É consenso que o sistema prisional, tal como está, consegue cumprir a função punitiva, mas a questão relacionada à reinserção ainda encontra dificuldades e ações como a da Jornada se apresenta como uma possibilidade de mitigação da reincidência.
Na visão do Diretor Daniel, “A jornada pode ser vista como uma possibilidade de ajustes no sistema e somente pode acontecer por existir pessoas (SAP e OAB) que acreditam no ser humano e na sua capacidade de se reinventar e reinserir com dignidade na sociedade em que vive. Há sempre algo para fazer! Há sempre possibilidades de mudanças para melhor!” Concluiu Daniel Almeida de Morais – Diretor da Penitenciária.