Reivindicação defendida pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB) há anos, a pavimentação da Estrada Velha Franca-Batatais (SP-336 – Rodovia Rio Negro e Solimões) pode estar próxima de se concretizar. O edital da licitação que prevê o investimento de R$ 52 milhões no asfaltamento de 11,4 quilômetros da estrada está em andamento.
O trecho a ser pavimentado está compreendido entre os quilômetros 387 e 398,4 (vai de Franca até a altura da Usina Cevasa). “A ideia é começar com a parcela mais usada e, depois, seguir com a o asfalto para o restante”, disse o governador Rodrigo Garcia (PSDB) em recente visita a Franca.
A licitação está aberta há cerca de 10 dias e as empresas interessadas em realizar as melhorias têm até o próximo dia 15 de julho para apresentar suas propostas ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem). O prazo para conclusão da obra é de 12 meses a partir da assinatura do contrato.
O deputado estadual Roberto Engler trabalha pela pavimentação da Estrada Velha há pelo menos 20 anos. Por duas vezes, o Governo do Estado de São Paulo chegou a autorizar a obra, mas imprevistos posteriores fizeram com que ela não se concretizasse.
Em 2008, o deputado Roberto Engler teve resposta positiva do DER para seu pedido. O órgão sinalizou que, a exemplo do que está sendo licitado agora, 12 quilômetros da via fosse asfaltados segundo projeto executivo que já havia sido feito pelo departamento. A obra, no entanto, não saiu do papel.
Em abril de 2013, foi a vez do então superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, visitar Franca e garantir melhorias na estrada. Em audiência pública realizada na Câmara Municipal, ele afirmou que toda a extensão da Rodovia Rio Negro e Solimões seria pavimentada ou repavimentada no ano seguinte.

As intervenções seguiriam um novo projeto, que foi feito depois de vários pedidos do deputado estadual Roberto Engler. Seriam 35 quilômetros de novo asfalto, com recuperação de outros 11 quilômetros. A obra era avaliada em R$ 86 milhões. Novamente, os planos foram frustrados e, alegando queda de arrecadação, o Governo do Estado não conseguiu cumprir a promessa.
O deputado Roberto Engler acredita que, desta vez, as coisas vão acontecer de forma diferente. “Temos a palavra do governador Rodrigo Garcia e vamos aguardar e colaborar para que os trâmites que antecedem o início da obra ocorram da melhor maneira. É uma realização muito aguardada por todos”, diz o parlamentar.
Wildnei Teodoro Comunicação Deputado Estadual Roberto Engler