Desde 1934, o Dia do Automóvel é celebrado no Brasil em 13 de maio, data comemorativa que surgiu em uma época na qual os carros eram verdadeiros símbolos de status e poder social. Afinal, havia apenas uma pequena quantidade deles circulando pelas ruas brasileiras, principalmente porque os veículos ainda não eram fabricados aqui a indústria nacional apenas montava alguns modelos com as peças vindas de fora.
Contudo, ainda que a data oficial tenha sido estipulada apenas na década de 1930, a verdade é que as aventuras sobre quatro rodas em terras tupiniquins começaram anos antes, em 1881, quando o primeiro carro importado desembarcou no porto de Santos.
Era um Peugeot com motor Daimler a gasolina, de 3,5 cavalos-vapor e dois cilindros em V, conhecido pelos franceses como Voiturette.
Atualmente, pela mobilidade, pelo status ou mesmo pela sensação de liberdade que um carro traz, fato é que até mesmo quem não é aficionado pelo mundo automotivo enxerga muito mais do que apenas quilos de aço, plástico, fios e vidros encaixados quando olham para os automóveis. Não é à toa que, hoje, quase 150 anos depois da chegada do primeiro veículo no Brasil, eles estão mais populares e acessíveis.
Falar em carros híbridos, elétricos, inteligentes e até mesmo autônomos, que dispensam o motorista, já não surpreende mais. A tecnologia evoluiu e, com ela, o mercado e as linhas de produção também se reinventaram. O que começou como uma montagem quase artesanal deu lugar a fábricas totalmente automatizadas, em que robôs e computadores conseguem montar um veículo em poucas horas.
O Dia do Automóvel era celebrado pela primeira vez, no dia 13 de maio, de acordo com o decreto 24.224, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Há algumas versões sobre a origem deste dia. Uma delas indica que a data seria em homenagem à Bertha Benz, esposa de Karl Benz, inventor do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen, ou Motorcar.
Outra versão aponta que o Dia do Automóvel no Brasil faria referência à produção do Belcar, um carro de passeio brasileiro e, finalmente, uma terceira hipótese indica que o dia teria sido escolhido por causa da abertura da primeira estrada pavimentada do país, que liga o Rio de Janeiro a Petrópolis.
Fonte e Imagem: rio.expert/blog