Na data de hoje (13 de janeiro), há 117 anos nascia Paschoal Carlos Magno e ele deve ser lembrado por todos que lutam pela Cultura! Como animador cultural criou grandes projetos como a Barca da Cultura e o Festival de Teatro do Estudante além de revelar atores como Sérgio Cardoso na célebre montagem de Hamlet. Coroou sua trajetória com a ALDEIA DE ARCOZELO em Paty do Alferes – RJ! Inspirou gerações, sensibilizou autoridades como Jânio Quadros quando trabalhou em seu Gabinete.
No ano de seu centenário, por iniciativa do saudoso Comandante Martinho Cardoso de Carvalho foram realizados eventos pela FUNARTE como uma Exposição da Vida e Obra e o lançamento de um livro com as crônicas do Correio da Manhã.
O Município de Santos – SP, através do então Secretário de Cultura, Carlos Pinto que é também Presidente do ICACESP – Instituto Cultural de Artes Cênicas de São Paulo do qual tenho a honra de ser sócio benemérito, recriou a Barca da Cultura e o Festival de Teatro do Estudante de Santos – SP, em 2006, homenagem no ano do centenário.
O ICACESP segue também na defesa da recuperação e ocupação da obra de Paschoal com todos os seus membros aos quais agradeço na pessoa de Carlos Pinto e Reginaldo Emídio ( Franca SP ).
No dia 11 de Janeiro de 2021, dois dias antes do aniversário de nascimento, recebemos na Aldeia, juntamente com o Prefeito Juninho Bernardes e a Diretora do Centro Cultural Helenice Pontes, o Presidente da Funarte Lamartine Holanda e o Diretor Executivo Jefferson da Fonseca que iniciaram uma discussão sobre o projeto da Aldeia. A Fetaerj – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro através de seu Presidente Pablo Rodrigues há 31, desde o primeiro Festival de retorno à Aldeia vem mantendo vivo o nome de Paschoal representado na estatueta de premiação – O Paschoalino e nos festivais realizados.
Que todos os esforços da Funarte, da Prefeitura de Paty do Alferes, de todas as instituições e dos artistas de todas as artes voltados para a recuperação e ocupação desta referência nacional e internacional seja o maior aplauso e a maior homenagem a Paschoal! Que a arte renasça a cada dia para todos aqueles que receberam seu legado a resistência dos artistas de todas as artes!
Marcelo Basbus Mourão