A botânica é uma ciência, ramo da biologia que estuda as plantas, fungos e algas. Os botânicos, profissionais da área, dividem o seu estudo em morfologia, classificação, identificação, reprodução, fisiologia, distribuição e ecologia ou relações mútuas e com outros seres vivos.
As plantas são fundamentais para a vida do ser humano e para toda forma de vida na Terra. Lembrar-se de sua importância nesse dia vai muito além de admirá-las em jardins e nas ruas da cidade, ou de entender a fotossíntese ou de compreender sua função no equilíbrio climático mundial. São as plantas as responsáveis por fornecer os mais diversos tipos de alimentos, são consumidas in natura em saladas e podem ser encontradas também na composição dos mais diversos tipos de fast foods.
E não para por aí: participam de nossas vidas mais do que como fontes de alimento e temperos culinários. Elas fornecem combustível, fibras para o vestuário, madeira para móveis e construções, celulose para produção do papel do dinheiro e dos livros. Estão presentes na composição dos mais diversos remédios, desde o chá da vovó para dor de barriga até os milhares de fármacos comprados nas drogarias.
O Dia da Botânica foi instituído em 24 de maio de 1994, há menos de 30 anos. Ele é comemorado em 17 de abril e serve para lembrar toda a humanidade sobre a importância das plantas e de estudos a seu respeito. Os profissionais que dedicam a vida a estudar e desvendar este vasto campo do mundo vegetal são chamados de botânicos.
Fonte: pbh.gov.br