A Paróquia Santo Antônio passa a ser, nesta sexta-feira (18), o primeiro Santuário Diocesano de Franca (SP). Uma missa às 19h30, presidida por Dom Paulo Beloto, bispo da diocese, vai marcar a elevação do templo e a nomeação e posse do Monsenhor José Geraldo Segantin como reitor do local.
Na prática, a mudança para Santuário Diocesano configura que a igreja passa a ser referência de devoção ao santo italiano na Diocese, inclusive com peregrinações de fieis de outros municípios.
A partir de agora, o templo passa a contar com uma relíquia de primeiro grau de Santo Antônio de Pádua. É um fragmento do osso do religioso, enviado de Pádua, na Itália, que ficará exposto na igreja.
Para que a elevação se concretizasse, uma reforma foi feita e está prestes a ser concluída. Dentre as principais mudanças, houve o aumento na capacidade da igreja, que agora pode receber até 700 fieis.
O processo para a paróquia tornar-se Santuário Diocesano começou no ano passado. Após reunião de documentos, a solicitação formal a Dom Paulo Beloto foi feita.
Em outubro, o projeto foi aprovado por unanimidade pelo Conselho dos Presbíteros da Diocese de Franca.
Fotos: Diocese de Franca e Tribuna de Ituverava