Nesta segunda-feira (10), a Federação Paulista de Futebol premiou os melhores jogadores do Campeonato Paulista de 2023. O torneio chegou ao fim neste domingo, com o título do Palmeiras, que goleou o Água Santa por 4 a 0, no Allianz Parque.
Os dois finalistas, aliás, dominaram a seleção do campeonato. O Alviverde foi representado por cinco jogadores, enquanto o Netuno teve quatro nomes. Ainda há um atletas do Corinthians e um do Red Bull Bragantino.
A escalação ideal do Paulistão 2023, portanto, ficou assim: Weverton (Palmeiras); Reginaldo (Água Santa), Gustavo Gómez (Palmeiras), Didi (Água Santa) e Juninho Capixaba (RB Bragantino); Zé Rafael (Palmeiras), Luan Dias (Água Santa), Renato Augusto (Corinthians) e Rapahel Veiga (Palmeiras); Rony (Palmeiras) e Bruno Mezenga (Água Santa).
Já o prêmio de melhor técnico ficou com Thiago Carpini, que conseguiu levar o Água Santa à final do Estadual pela primeira vez na história. O time de Diadema, aliás, jamais havia sequer passado da primeira fase do torneio. O comandante superou o bicampeão Abel Ferreira para levar o troféu para a casa.
Ao ser anunciado pelos apresentadores, Carpini foi muito aplaudido pelo público presente na premiação.
Craque
Rapahel Veiga foi eleito o melhor jogador do Paulistão 2023. O meia do Palmeiras disputou 14 jogos (todos como titular), marcou cinco gols e deu cinco assistências.
Artilharia
Róger Guedes, do Corinthians, e Giuliano Galoppo, do São Paulo, ficaram empatados na artilharia do Campeonato Paulista, com oito gols cada.
Craque da Galera
Raphael Veiga, do Palmeiras, foi eleito o Craque da Galera do Paulistão 2023. O meia recebeu 44% dos votos. A votação é popular.
Para conquistar o prêmio, Veiga superou Rony, do Palmeiras (26% dos votos), Bruno Mezenga (26%) e Ygor Vinhas (4%), ambos do Água Santa.
Revelação
Chrystian Barletta foi eleito a revelação do Paulistão 2023. O meia se destacou pelo São Bernardo e se transferiu para o Corinthians ao término da competição.
Prêmio Djalma Santos
Novidade em 2023, o Troféu Djalma Santos premia a equipe com menos faltas e cartões no torneio. O vencedor foi o Corinthians.
Trio de arbitragem
Raphael Claus, Danilo Manis e Neuza Inês Back foram eleitos o Melhor Trio de Arbitragem do Paulistão Sicredi.
Créditos: Gazeta Esportiva
Imagens: Globo Esporte