O Portal Fato no Ato ficou de campana na manhã dessa terça-feira, 15, nas proximidades da UBS do Jardim Brasilândia em Franca-SP, e constatou um ambiente ordenado e eficiente.
Por volta das 11h15 nossa equipe se posicionou entre a Escola Suely Machado e a Unidade Básica de Saúde, e começou a analisar pessoas que procuravam atendimento ali.
Foram constatados casos que foram orientados ainda no portão da unidade, e outros, triados e já encaminhados para equipe médica.
Ao ser abordada por nosso Repórter, a Sra. Maria Aparecida, moradora do Jardim Aeroporto 2, gentilmente narrou que chegou por volta de 12h15, foi direcionada para o atendimento e em seguida levada para testagem. Após alguns minutos, já com o resultado do teste em mãos, passou novamente pelo médico que aviou a receita e lhe passou recomendações. Ao sair, a equipe local já lhe passou os medicamentos e então ela foi liberada às 13h09 minutos, momento em que veio ao nosso encontro.
Franca conta hoje com o Pronto Socorro Álvaro Azzus, e três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) exclusivamente para sintomas respiratórios: Jardim Luiza, Santa Clara e Brasilândia.