Um homem foi interrogado e documentos foram apreendidos nesta quarta-feira (23) em Ituverava (SP) durante uma operação realizada em diferentes estados contra um grupo suspeito desviar cargas avaliadas em R$ 100 milhões.
No município, os agentes da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão em seis endereços ligados a quatro investigados, entre motoristas e proprietários de caminhões.
Destes, apenas um foi encontrado e levado à delegacia para depor, mas foi liberado.
Além do estado de São Paulo, a força-tarefa ocorre em Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro e Bahia.
Desvio de cargas
As diligências fazem parte de investigações iniciadas há um ano pela Polícia Civil na região de Presidente Prudente (SP). A suspeita é de que o grupo desviou cerca de 200 cargas principalmente de soja e ferragens.
De acordo com as investigações, o grupo, formado principalmente por pessoas de Minas Gerais e Goiás, cooptava motoristas, que entregavam os produtos a receptadores e depois noticiavam falsamente a ocorrência de roubo e de cárcere privado.
Ao todo, 36 pessoas foram indiciadas por organização criminosa, furtos qualificados e falsa comunicação de crime. Sete delas tiveram prisões preventivas decretadas. Além disso, foram cumpridos 57 buscas domiciliares e bloqueio de mais de 100 veículos avaliados em R$ 7 milhões.
EPTV Ribeirão