De acordo com as previsões do comitê que coordena as ações de combate ao Covid 19 do Governo de São Paulo, se a contenção da pandemia e os reflexos da vacinação continuarem positivos, poderemos avançar da fase de transição para a etapa de retomada segura a partir de 17 de agosto.
Acredita-se que a partir da segunda quinzena de agosto, será possível eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com manutenção das regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene.
A retomada será precedida da manutenção das regras gerais e setoriais de segurança sanitária, que continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios.
As prefeituras continuarão tendo autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.
Justificativa da Transição
Indicadores de saúde
De acordo com o comitê, as permissões anunciadas na última quarta-feira foram balizadas pelo atual cenário do controle da pandemia no estado de São Paulo.
Pelos indicadores da Secretaria da Saúde, constata-se reduções consistentes nas médias diárias de novos casos (-20,6%), internações (-18,3%) e mortes (-9,6%) provocadas pelo coronavírus em todo o estado.
O Estado de São Paulo vem registrando quedas sucessivas nas internações de pacientes com coronavírus em enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
A taxa estadual de ocupação de leitos de UTI COVID-19 está em 54%. Na Grande São Paulo o índice é ainda mais baixo e está em 49,64%.
De acordo com a Secretaria da Saúde, a campanha de vacinação em São Paulo já protegeu 75,9% da população adulta com ao menos uma dose de imunizantes contra a COVID-19.
O esquema vacinal completo já foi aplicado a 27,2% dos adultos em todo o estado.
Região de Franca – Médio de casos e internações
Novas internações no dia: 12
Internações nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes: 30,6
Ocupação nas UTIs: 55,3%
Ocupação nas enfermarias: 27,5%
Número de UTIs por 100 mil habitantes: 24,5