Amanhã, dia 23/12/2022, completa 20 anos da morte do vereador eleito pelo maior número de vezes em Franca, ao todo foram 9 mandatos, ou seja, 36 anos trabalhando pelo povo na casa do povo. Ele colecionou reeleições de tal forma que apesar do tempo que já passou nunca nenhum outro candidato alcançou a mesma marca.
Em pesquisa no site da Câmara Municipal de Franca constam o registro de 6 legislaturas nos anos que seguem: 2001 – 2004; 1997 – 2000; 1993 – 1996; 1989 – 1992; 1983 – 1988; 1977 – 1982, porém nos documentos da família é possível comprovar que faltam ali o registro de outros três mandatos, estes provavelmente de quando trabalhava sem a remuneração.
O Sr José Mercuri fez história, seu primeiro mandato aconteceu ainda no tempo em que o cargo eletivo não era remunerado, nessa condição ele trabalhou por 13 anos, sem receber qualquer tipo de verba. No ano de 1988 em reportagem ao Comércio da Franca quando ainda comemorava seus 25 anos na veerança ele disse:
“ A Câmara Municipal foi uma casa onde tivemos o gosto de trabalhar nos bons tempos em que a atividade não era remunerada. Foi um tempo de ouro , quando a atividade era reconhecida pelo povo e o vereador era respeitado e considerado”.
O vereador casou-se muito jovem, aos 17 anos, e mesmo com a pouca idade recebeu apoio de seus pais para que o casamento acontecesse com Maria Alves que na época vivia na Fazenda Sobradinho, ela tinha pouco mais de 15 anos. Desse amor entre José e Maria nasceram: Antônio, José Carlos, Amauri (já falecido) Oscar (que seguiu os passos do pai e também foi vereador) e Sônia, além de muitos netos que tornou a família bastante numerosa.
De família simples e devido as dificuldades que enfrentavam na zona rural decidiram vir para Franca na tentativa de melhorar as condições de vida e buscar novas oportunidades. Já na cidade abriu um pequeno comércio sem sucesso, pois com o coração bom vendia e não recebia, vindo a ter que se reinventar mais uma vez.
Foi então que ele dava os primeiros passos para a vida pública, muito comunicativo, tornou-se prestador de serviços como taxista na Praça João Mendes localizada no centro, local onde fez muitos amigos e se tornou uma figura bastante popular devido sua espontaneidade. Fato este que possibilitou sua primeira candidatura no ano de 1963 sendo eleito vereador entre os mais votados.
Muito me alegra prestar essa pequena honraria a este grande homem que tanto dedicou sua vida e contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade. Apesar de não ter conhecido o sr José Mercuri tenho o privilégio de ouvir sua história de vida com riqueza de detalhes, uma vez que, seu filho o Sr Oscar Mercuri meu querido colega de trabalho sempre recorda com saudosismo os tempos de outrora e garante que foram 9 mandatos e não apenas 6.
É inspirador entender que a vida honesta e dedicada ao trabalho e a família com responsabilidade produzirá frutos grandiosos. Toda sua história é um legado para as novas gerações, principalmente uma lição genuína para aqueles que almejam a vida pública e o verdadeiro sentido de conquistá-la.