A Prefeitura de Franca-SP e a FEAC Fundação Esporte Arte Cultura não agendarão nenhuma cerimônia para o dia 9 de julho de 2022 em homenagem aos Ex-Combatentes francanos da Revolução Constitucionalista de 1932.
O evento tradicionalmente acontecia no Monumento ao Soldado, na Praça 9 de julho, entre as ruas Voluntários da Franca e Ouvidor Freire, e contava com autoridades civis, militares, familiares dos ex-soldados, ainda com a participação do Tiro de Guerra, Guarda Civil Municipal e Associação Banda Musical.
Nas redes sociais muitas críticas e lamentos…
Sirlene Figueiredo filha de um ex-combatente lamentou o descaso em uma social: “Meu pai foi um voluntário… até os 90 anos participava com muito orgulho. Uma lastima… a história destes heróis aos poucos vai se acabando… mesmo depois de falecido recebíamos com muito orgulho o convite p participarmos… Hj???? Acho q muitos nem sabem o pq desta data tão significativa p os paulistas…”
Mácia Costa Albuquerque também lamentou: Meu tio,Roberto Melani,que lutou na Revolução tinha o maior orgulho em participar das comemorações do Nove de julho.Muitos morreram por nós! Essas homenagens não poderiam acabar nunca.
Com a pandemia de Covid 19 as comemorações foram cessadas nos dois últimos anos, o que se justifica pelo bem da saúde pública, porém, em 2022 onde já tivemos reveillon, carnaval, Expoagro, entre outros grandes eventos, nós do Portal FNT não encontramos justificativa plausível para a inércia e descaso com a história, e aguardamos até este domingo, 10, para conferir nos canais de comunicação oficial da prefeitura se haveria alguma manifestação, o que não ocorreu.
O poder público municipal, responsável por atividades como essa, não divulgou nenhum comunicado justificando sua o descaso com a data histórica para francanos e paulistas.
Tradições começam a se perder ou serem substituídas, assim como a história e a memória de uma nação.