Seja nas ondas da rádio, seja no bailão, Passarinho, Canário e Biônico atravessaram gerações e promovem ainda nos tempos de ‘podcasts’ por ‘streaming’ a continuidade do primeiro meio de comunicação, o rádio. Antes de contar-vos curiosidades, mostrar fotos e vídeos raríssimos e falar sobre sua vida e como tudo começou, quero deixar a minha lembrança pessoal com essas figuras. Tenho 33 anos e quando era criança, minha avó madrugava para me acordar e ir à escola, isso as 5 da manhã, como ela me despertava? Despertador? Não para dona Nige. Ela já colocava alto no rádio o programa diário de Canário e Passarinho, começava então a famosa repetição de palavras, diziam sem parar: ”Bom dia, bom dia, bom dia”, em seguida ”Olha a hora dona Aurora!”, ” São 5:30 em cima da pinta” e por aí seguiam os bordões. Tive também a oportunidade de entrevistá-lo atualmente e ao fim dessa matéria deixarei essa entrevista em vídeo com Passarinho, que cantou inclusive e me fez recordar ao vivo seus bordões que ouvia quando criança.
Continua após a imagem…
No início do seculo XX, a família de Pedro Bérgamo vieram com a imigração, da Itália, seus bisavós. Moravam e trabalhavam em zona rural, muitas histórias aconteceriam até surgir os primeiros artistas da família. Pedro e seu irmão cresceram ajudando sua família na roça e só começaria a seguir o rumo artístico bem a frente. Inicialmente enquanto dupla sertaneja se chamavam ”Canário e Canarinho” más logo em seguida adotaram como nome artístico oficial ”Canário e Passarinho”, pois na época havia já uma dupla chamada de ”Curió e Canarinho”. Pedro é pai de três filhos, Alexandra, Júlio e Pedro, ambos moram em Catanduva exceto Pedro que segue carreira na música em Helsínquia na Finlândia, já Júlio segue também carreira artística apresentando um programa esportivo na TV Band local.
Continua após a imagem…
Pedro (Passarinho) nasceu em 29 de junho de 1936 enquanto seu irmão Antônio Bérgamo (Canário) em 1934, desde então sua história começava a ser escrita como uma linda composição, os irmãos chegaram a se mudar para a capital paulista onde trabalharam como faxineiros no ”Lord Palace Hotel” e tempos depois conseguiram uma oportunidade de se apresentarem na Rádio Nacional, atualmente a Rádio Globo. Muitos LPs foram lançados, fitas cassetes, muitas participações em programas sertanejos consagrados como o ”Viola Minha Viola” e um grande sucesso também apresentado pela pioneira Inezita Barroso, inclusive vamos assistir a uma dessas apresentações deles em seu programa.
Continua após o vídeo…
Passarinho está no ar pelas ondas da AM na Rádio Hertz de Franca e não podemos deixar de citar um dos mais tradicionais bailes da cidade, o ”Bailão do Passarinho” na estação em Franca. A casa de ‘show’ é direcionada aos domingos para o público da melhor idade, na faixa etária de 50 á 85 anos.
A hora de baile começa á partir das 17 horas, e termina às 22h. Normalmente o público que frequenta a casa de ‘show’ é fiel, e cada domingo recebe cerca de 500 pessoas, que vem das cidades vizinhas como: Ribeirão Corrente, Restinga, Rifaina, Ibiraci, dentre outras.
Continua após a imagem…
Abaixo assista a minha entrevista com Passarinho em uma cobertura que realizei para um evento de Congada regional:
Foi um imenso prazer conhecê-lo pessoalmente e aqui nesta matéria, fica minha singela homenagem como um artista também é um orgulho falar da realização dos sonhos de artistas que sem saber ou terem conhecimento, nos capacitam, nos influenciam também a lutar por nossas realizações. Boa noite, boa noite, boa noite, boa noite!
Confira algumas imagens abaixo: