Na noite desta terça-feira (13/6), a festa dos Melhores do Ano do NBB premiou os grandes destaques da última edição do maior campeonato do país em uma cerimônia repleta de surpresas e emoção. Com direito a Lucas Dias eleito o MVP da temporada, a premiação encerrou a 15° temporada com chave de ouro. A cerimônia oficial foi realizada no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, com transmissão através do canal do Youtube do NBB!
No tapete verde, Otavio Augusto e Gustavinho Lima recepcionaram os convidados da melhor maneira possível, enquanto Carol Imoniana e Bruno Laurence conduziram a apresentação do evento no palco principal.
A premiação foi encerrada com um belo momento entre a equipe do Sesi Franca, bicampeã do NBB, que subiu ao palco para receber novamente as saudações pelo troféu da temporada. Os jogadores e a comissão técnica foram saudades em frente á todo o público presente no evento.
Helinho Garcia se emocionou ao receber pela segunda vez seguida o prêmio de Técnico da Temporada. Neste ano, o coach foi responsável por conduzir uma equipe que quebrou o recorde de vitórias seguidas na história do NBB, terminou a temporada regular invicto e ainda levou o bicampeonato do NBB.
”Primeiramente gostaria dividir o prêmio com toda a minha comissão técnica. Fruto do nosso trabalho, divido o prêmio com os jogadores pelo empenho também. O prêmio me orgulha muito e ao mesmo tempo me dá mais motivação, sempre ouvi do meu pai que as pessoas que são reconhecidas, elas se motivam a produzir mais. Essa premiação me dá exatamente isso: motivação para trabalhar ainda mais”, afirmou Helinho Garcia.
O troféu de MVP da temporada 22/23 ficou com Lucas Dias, ala/pivô do Sesi Franca, que protagonizou grandes atuações ao longo do campeonato e terminou com médias de 17,3 pontos, 7,4 rebotes, 2,4 assistências e 19,9 de eficiência. Lucas Dias ainda fechou a noite com o troféu de melhor pivô do ano.
“Fico muito feliz de dividir a disputa desse prêmio com dois companheiros, isso é merecimento. Eu ficaria muito feliz se fosse o George ou o Lucão que ganhasse, a gente tem uma conexão muito boa, nós já competimos pela premiação quando os dois jogavam pelo São Paulo. Estou muito feliz de ser premiado pelo meu trabalho diário”, disse Lucas Dias, o MVP da Temporada.
Shaq Johnson, do 123 Minas, faturou o prêmio de ala do ano pela segunda vez, enquanto David Jackson, do Sesi Franca, conquistou pela terceira vez a premiação. Georginho de Paula, do Sesi Franca, foi eleito o armador do ano pela terceira vez, enquanto Lucas Mariano, conseguiu sua quarta premiação de pivô do ano.
O prêmio de melhor defensor da temporada foi para Corderro Bennett, ala/armador do São Paulo, que conquistou a premiação pelo segundo ano seguido. No ano retrasado, o norte-americano também foi indicado, mas na ocasião ficou com o segundo lugar. Antônio, da Unifacisa se tornando o segundo maior cestinha da temporada e assumindo a responsabilidade de liderar a Unifacisa rumo aos Playoffs, venceu o prêmio de maior evolução do ano.
Ruan Miranda, um dos maiores prospectos do basquete brasileiro, assumiu o protagonismo no Cerrado Basquete e brilhou muito durante a temporada regular. Com médias de 15,4 pontos pontos, 8 rebotes e 17.2 de eficiência, foi eleito o Destaque Jovem da temporada.
“Isso é fruto que eu trabalhei e conquistei desde o Flamengo, desde o meu começo. É fruto do meu trabalho no Cerrado, do meu treinamento, de tudo o que eu pratiquei. Não vou mentir, senti vontade de chorar, me emocionei muito quando subi ao palco. É uma sensação inexplicável”, disse Ruan Miranda, destaque jovem da temporada.
Os vencedores dos prêmios dos Melhores do Ano do NBB 2022/2023
Prêmios individuais:
Troféu Wlamir Marques (MVP da Temporada): Lucas Dias (Sesi Franca)
Armador do Ano: Georginho de Paula (Sesi Franca)
Alas do Ano: Shaq Johnson (123 Minas) e David Jackson (Sesi Franca)
Pivôs do Ano: Lucas Dias (Sesi Franca) e Lucas Mariano (Sesi Franca)
Técnico do Ano (Troféu Ary Vidal): Helinho Garcia (Sesi Franca)
Sexto Homem do Ano: Santiago Scala (Sesi Franca)
Estrangeiro do Ano: Shaq Johnson (123 Minas)
Destaque Jovem: Ruan Miranda (Cerrado Basquete)
Maior Evolução: Antônio Ferreira (Unifacisa)
Defensor do Ano: Corderro Bennett (São Paulo)
Personalidade do Ano: Sr. Roberto Stefano (Cambusi S.A/Penalty)
Prêmios de Estatísticas:
Cestinha: Dexter McClanahan (Fortaleza B.C.) – 21.4 pontos por jogo
Reboteiro: Mãozinha (Corinthians) – 9,8 rebotes por jogo
Líder em Assistências: Elinho (São Paulo) – 7.2 por jogo
Líder em Tocos: Mãozinha (Corinthians) – 1,2 por jogo
Líder em Eficiência: Georginho (Sesi Franca) – 21,1 por jogo
Equipe de Melhor Ataque: Sesi Franca– 90,8 pontos por jogo
Equipe de Melhor Defesa: Flamengo – 70.7 pontos sofridos por jogo
Equipe Fair Play: Bauru Basket
Prêmios de Arbitragem:
Melhor Trio de Arbitragem: Andreia Regina da Silva, Cristiano Maranho e Gustavo Mathias
Árbitro Destaque: Cristiano Maranho
Árbitro Revelação: Nicolas Zivieri
A votação dos Melhores do Ano é feita por técnicos, assistentes e capitães das 17 equipes que disputaram a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquet/e (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da Hellmann’s, IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Créditos: Liga Nacional de Basquete