A luta para melhorar a qualidade de vida das pessoas é uma das prioridades da deputada estadual Delegada Graciela. Reduzir a fila de espera por uma cirurgia eletiva é necessidade urgente.
Por isso, desde 2019 a deputada Graciela tem desenvolvido ações, como apresentar indicações e emendas ao Orçamento Fiscal do Estado propondo a liberação de recursos para a realização destas cirurgias. Os esforços deram resultado.
Nesta quarta-feira, 25, o Estado anunciou que fará um mutirão para tentar zerar a fila de espera. “Lutamos muito para que o sofrimento dessas pessoas possa ser minimizado, já que esperam por vários anos para poder realizar as cirurgias”, disse Graciela.
O impacto da ação da deputada será grande. Na região de Franca, são mais de 37 mil pessoas que estão no aguardo de uma cirurgia eletiva. O governo, que já tinha realizado mutirões nas áreas de oncologia e oftalmologia, informou à deputada que pretende acabar com a demanda reprimida das cirurgias cadastradas na Central de Regulação (Cross) na região da DRS-8.
CIRURGIAS
O mutirão prevê que a partir de 1º de julho serão iniciados os procedimentos para 54 cirurgias ofertadas no Sistema Único de Saúde em 7 especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. A proposta é atender a demanda em 4 meses (julho/ agosto/ setembro/outubro).
A informação do governo é de que será pago um valor adicional de 100% do que já é repassado pela Tabela SUS do Ministério da Saúde para os 54 procedimentos nos serviços municipais, filantrópicos e santas casas do Estado. Assim, cada hospital público receberá o dobro da tabela para cada cirurgia realizada. As unidades também receberão um valor adicional para a realização das consultas de avaliação e exames pré-cirúrgicos.
Nesta quinta-feira (26) será publicado no Diário Oficial do Estado um chamamento público para a contratação destes procedimentos em serviços privados.
Outra situação, é que a partir de 1º de junho a Secretaria de Estado da Saúde irá realizar procedimentos extras nos AMEs de Franca e Ituverava para a catarata, colecistectomia, hernioplastia, adenoidectomia, vasectomia etc.
“Acredito que desta forma as pessoas que estavam na fila possam ser atendidas, reduzindo em muito à espera e sofrimento delas”, finalizou Graciela.