Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador precisa estar atento às regras estipuladas pela Reforma da Previdência aprovada em 2019. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima foi elevada em seis meses. Neste ano de 2025, a mulher precisaria ter 59 anos e 30 anos de tempo de contribuição, e, para o homem, 64 anos e 35 anos de tempo de contribuição.
As idades vão aumentando seis meses a cada ano. No caso da mulher, a idade chegará a 62 anos em 2031, enquanto que, para o homem, aos 65 anos, a partir de 2027.
A possibilidade de se aposentar pelo sistema dos pontos (somatória da idade com o tempo de contribuição) também tem alterações neste ano. Para mulheres, são necessários 92 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição). Para os homens, 102 pontos (com 35 anos no sistema do INSS).
Uma situação diferente é para professores, que precisam ter tempo de contribuição mínimo no magistério (25 anos para mulher e 30 anos para homens). Em 2025, as professoras precisam somar 87 pontos e os professores, 97. A pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para a mulher e 105 pontos para o homem.
Pedágio
Existem ainda as regras de transição de “pedágio” voltadas às pessoas próximas de se aposentar. O pedágio de 50% prevê que o trabalhador cumpra um período adicional correspondente à metade do tempo faltante na data da reforma (2019). Já o pedágio de 100% exige idade mínima, tempo de contribuição e o cumprimento de um período adicional igual ao tempo faltante. Esse método pode proporcionar um benefício mais alto.
No pedágio de 50%, as pessoas precisariam trabalhar por mais metade do tempo que faltava para chegar ao tempo previsto de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para homens). No caso de pedágio de 100%, homens necessitariam ter 60 anos de idade, e mulheres, 57. Faltando dois anos para se aposentar, por exemplo, os trabalhadores teriam que ficar mais quatro anos no serviço.
O Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza ferramenta para que os trabalhadores possam simular o tempo necessário para pedir o benefício, no aplicativo do INSS. Todas as regras podem ser conferidas no site do instituto.
A pedido do site IstoÉ Dinheiro, a diretora científica adjunta do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Caterine Mulinari, listou as mudanças que começam a vigorar neste ano. Veja quem pode se aposentar em 2025:
Alterações no Regime Geral de Previdência Social (RGPS – INSS)
Regra da Idade Mínima:
- Para as mulheres, será exigida a idade mínima de 59 anos e 30 anos de tempo de contribuição
- Para os homens, a idade mínima será de 64 anos, com 35 anos de tempo de contribuição
Regra de Pontos:
- Para as mulheres, o somatório da idade e do tempo de contribuição deverá atingir 92 pontos, sendo indispensáveis no mínimo 30 anos de contribuição
- Para os homens, o requisito será de 102 pontos, com no mínimo 35 anos de contribuição.
Regras Específicas para Professores no RGPS
Idade Mínima:
- A professora precisará ter 54 anos de idade e ao menos 25 anos de contribuição em atividades de magistério
- O professor deverá possuir 59 anos de idade e 30 anos de tempo de contribuição na função
Regra de Pontos:
- Para professoras com contribuição exclusivamente em atividades de magistério na educação infantil, ensino fundamental ou médio, será exigido o somatório de 87 pontos, considerando idade e tempo de contribuição
- Para professores, a pontuação mínima será de 97 pontos
Alterações no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
- As servidoras públicas deverão alcançar 92 pontos, enquanto os servidores públicos precisarão atingir 102 pontos.
Regras Específicas para Professores do RPPS
- Para professoras, o somatório exigido será de 87 pontos
- Para professores, será necessário atingir 97 pontos
Como fazer simulações
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite fazer simulações da aposentadoria no computador e no celular.
Simulação no computador
• Entre no site meu.inss.gov.br e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma;
• Vá em “Serviços” e clique em “Simular Aposentadoria”
• Confira as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para aposentadoria, segundo cada uma das regras em vigor
Simulação no celular
• Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)
• Se necessário, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma
• Abra o menu lateral (na parte superior esquerda) e clique em “Simular Aposentadoria”
• Cheque as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para a aposentadoria, conforme as regras em vigor
• Caso precise corrigir algum dado pessoal basta clicar no ícone de lápis (à direita)
O segurado pode salvar o documento com todos os dados das simulações. Basta clicar em “Baixar PDF”.