Ela é destaque no chamado ”Jornalismo Investigativo” em Franca e possui também posicionamentos fortes a respeito de temas importantes hoje como política, saúde, educação e sempre está atrás da verdade por trás dos fatos.
Neste TBT do Programa Representa na TV, trago a participação de Marcela Barros comigo nos estúdios da RSTV para um bate-papo sobre política, sua carreira e também sua opinião nos acontecimentos na cidade pelo seu ponto de vista crítico. Marcela Barros traz na bagagem o projeto ”Sociedade Organizada” que já fez parte das ondas da rádio em Franca, inclusive fomos parceiros de emissora e hoje está em pauta no setor de jornalismo do Portal Fato No Ato, más afinal oque é o tal ”Jornalismo Investigativo” que Marcela propõe para a sociedade francana? Vou explicar…
Continua após a imagem…
Jornalismo Investigativo refere-se à prática de reportagem especializada em desvendar mistérios e fatos ocultos do conhecimento público, especialmente crimes e casos de corrupção, que podem eventualmente virar notícia. Em muitos casos, os jornalistas investigativos são questionados sobre os métodos utilizados na prática profissional. Um exemplo é o uso de câmera oculta, embora na Europa e no Brasil seja uma prática assegurada por lei. Interessante e polêmico não acham? Abaixo vocês podem assistir a segunda participação de Marcela Barros no Programa Representa Franca na TV comigo, na terceira temporada em 2020.
Continua após o vídeo…
Marcela já publicou inúmeros casos desvendados em seu projeto ”Sociedade Organizada” e sempre está em busca de mostrar a verdade para os munícipes. Algo que Marcela deixa exposto para todos que a cercam é a curiosidade natural, o olhar dela sempre está circulando os ambientes, lendo lábios e identificando possíveis conexões. Assim se faz uma profissional que vive realmente do que ama e com isso consegue obter sucesso em suas buscas. Fora que Marcela é uma influenciadora política, em uma era em que os jovens desacreditam da política, você sabe a importância de um influenciador? É sabido que os seguidores confiam nos influenciadores digitais que compartilham dos mesmos valores. Isso também vale em casos de viés político.
Continua após a imagem…
Uma curiosidade e grande marco sobre o ”Jornalismo Investigativo” é o Caso Watergate, quando dois repórteres do jornal ”The Washington Post” foram incansáveis em uma investigação que retirou do poder o ex presidente dos Estados Unidos Richard Nixon. Richard foi o 37.º Presidente dos Estados Unidos de 1969 até 1974. Richard Nixon, apesar de tentar evitar que a Guerra do Vietnã tirasse sua popularidade, acabou envolvido em um dos maiores escândalos político que passou a ser conhecido como o Caso Watergate. E no Brasil? Bem, em nosso país no mesmo período o Brasil vivia o período de ditadura e a imprensa estava sob censura, inclusive instalada nas próprias redações. Apenas em 1974 o governo dá início a abertura política. Contudo, somente dois anos depois, ocorre a suspensão da censura. A partir daí podemos conhecer o jornalismo investigativo. Através de uma matéria publicada pelo Estadão intitulada “Assim vivem os nossos super funcionários”, tornando o que era até aquele momento invisível aos olhos de todos. A matéria denunciou a corrupção do setor público e mostrou os privilégios e regalias dos ministros e altos funcionários da corte instalada em Brasília e capitais federais.
Continua após a imagem…
Marcela Barros além de jornalista é uma influenciadora política e está sempre encontrando personalidades do setor para realizar matérias e trazer furos de reportagem. Abaixo você confere alguns desses encontros.
Continua após a imagem…
Você encontra Marcela Barros e pode saber mais sobre seus projetos em suas redes sociais oficiais abaixo:
Para sugestões de pautas envie um e-mail para cairostill@portalfnt.com.br