A organização Canadian Wildlife Health Cooperative realizou uma autópsia em uma baleia-cachalote que foi encontrada morta nos últimos dias na costa da Nova Escócia, no Canadá, e 150 quilos de redes de pesca, cordas, luvas e vários itens feitos de plástico foram encontrados no estômago dela. Segundo os pesquisadores, a enorme quantidade de lixo impediu que a baleia conseguisse se alimentar, fazendo com que ela morresse de fome.
Uma cachalote adulta médio pesa entre 35 e 45 toneladas, mas esse macho adulto não pesava mais de 30 toneladas devido a dificuldade que encontrava para comer. “No começo encontramos um pouco de equipamento, e então ele continuamos e percebemos que a extensão total do que vimos era horrível’, disse ao Daily Mail Tonya Wimmer, da equipe do Marine Animal Response Society (MARS). A pesquisadora fez um alerta: a morte da baleia é um “lembrete” sobre o quão sério é o problema do lixo humano espalhado pelos oceanos da Terra.
As cachalotes comem como aspiradores – abrem a boca e deixam fluir o que estiver ao redor, o que as torna mais propensas a ingerir lixo na água e no fundo do mar. Wimmer disse que, por causa disso, é comum encontrar plástico em seus estômagos, mas a aglomeração de lixo compactado que estava dentro deste macho é a maior que ela já testemunhou.
Fonte: Um Só Planeta