No Dia das Mães, a trajetória de Isabel Cristina e Melissa Tostes de Oliveira celebra o vínculo entre gerações que crescem juntas na Sabesp, unidas pelo compromisso com o saneamento
Quando Isabel Cristina Tostes de Oliveira, de 66 anos, decidiu prestar o concurso da Sabesp em 1999, ela buscava uma alternativa segura diante das dificuldades da empresa familiar de autopeças que mantinha com o marido. Aos 41 anos, mãe de três filhas, ela voltou a estudar como forma de incentivar também a filha mais velha Melissa Tostes de Oliveira, então com 18 anos e cursando Direito em uma das faculdades municipais de Franca. Ambas se inscreveram para o cargo de praticante de escritório – e foram aprovadas.
A decisão fortaleceu a parceria e cumplicidade entre as duas, que atravessa mais de duas décadas e se fortalece no dia a dia da Sabesp, uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo. No mês das mães, a trajetória de Isabel e Melissa é um retrato de como a Sabesp conecta gerações em torno de um propósito comum: levar água, dignidade e qualidade de vida para milhares de pessoas.
O chamado para Isabel veio por telegrama. Até hoje ela guarda a lembrança com carinho: ela foi convocada para se apresentar na empresa no dia 14 de junho de 2000, véspera do seu aniversário de 42 anos. “Foi o meu presente. Me emocionei demais. Estávamos há meses aguardando o resultado e, de repente, veio a convocação”, relembra. Ela, que é formada em Ciências Biológicas, assumiu a vaga em setembro de 2000, em Franca. Cinco meses depois, em fevereiro de 2001, foi a vez de Melissa, chamada para a unidade da Sabesp em Serra Negra.
Mesmo atuando em cidades diferentes, mãe e filha mantinham o contato constante pelo ramal interno da empresa – em uma época em que celulares eram raridade. O reencontro profissional aconteceu cerca de um ano depois, quando Melissa conseguiu a transferência para Franca. Isabel havia feito uma promessa: se a filha voltasse para casa, ela largaria o cigarro. Promessa feita, promessa cumprida.

Ao lado da filha, Isabel construiu uma carreira sólida. Começou na área de informática e hoje atua no Departamento de Controle Ambiental – Núcleo Franca. Já Melissa, que trancou temporariamente a faculdade de Direito para assumir o cargo na área administrativa em Serra Negra, retomou os estudos ao retornar a Franca e hoje está no Departamento de Controle Jurídico da companhia. Ambas se orgulham da trajetória e da contribuição para uma área essencial.
“Estar na Sabesp com a minha filha é um privilégio. Ainda mais depois que ela casou e foi ter a casa dela. Aqui, seguimos perto uma da outra todos os dias”, conta Isabel, emocionada. “Sempre estamos juntas, especialmente nos momentos de maior desafio no dia a dia”, completa Melissa, hoje com 44 anos.
No Dia das Mães, a história de Isabel e Melissa simboliza como a Sabesp, por meio de suas equipes, segue conectando pessoas, famílias e gerações. Isabel é mãe da Denise e da Isabela, e Melissa é mãe do Heitor.