Os atletas do Sesi Franca Basquete Lucas Dias e David Jackson receberam os títulos de cidadania francana na noite desta quarta-feira, 8 de novembro, durante Sessão Solene realizada no Plenário da Casa de Leis francana.
As honrarias concedidas após aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 13/2023 de autoria coletiva e do Projeto de Decreto Legislativo nº 14 de 2023 de autoria do vereador Ilton Ferreira (PL) durante a 38ª Sessão Ordinária.
Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) e ainda contou com as presenças do autor das homenagens Ilton Ferreira (PL), os vereadores Della Motta (Podemos), Marcelo Tidy (União), Daniel Bassi (PSDB) e Kaká (PSDB).
Ainda participaram o presidente do Sesi Franca Basquete Luis Aurélio Prior, o representante do Conselho Deliberativo do clube Munir Buchala Filho, o técnico Helinho Garcia, representando o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) o presidente da Feac Matheus Caetano, jogadores, diretores, torcedores e familiares dos homenageados.
Biografia
Lucas Dias Silva Lucas Dias Silva nasceu em Bauru no dia 06/07/1995. Filho de Martis Silva e Maria Dulcinéia Dias, é casado com Carolina Lourenço Ferreira Dias, com quem tem um filho, Breno Augusto Ferreira Dias.
Ainda criança, o menino Lucas demonstrou paixão pelo esporte da bola ao cesto. Lucas começou no basquete aos oito anos, quando seu irmão o levou a um treino na escolinha do Grêmio Recreativo Energético de Bauru.
Depois, foi para a Associação Luso Brasileira de Bauru e, em 2010, foi jogar no Pinheiros, onde começaria como profissional.
Logo aos 16 anos, foi eleito o MVP (melhor jogador) de uma competição internacional. Lucas iniciou sua carreira profissional no Pinheiros e, depois, se transferiu para o Paulistano, onde se consolidou de vez como um dos melhores jogadores do País.
Ainda adolescente, teve a oportunidade de assistir a um jogo no poliesportivo e colocou como meta um dia jogar pelo time da cidade que respira basquete.
Lucas Dias chegou ao Franca Basquete em 2018 e não saiu mais. Capitão da equipe, ele participou de conquistas do Campeonato Paulista, Copa Super 8, Champions League das Américas, além do NBB, onde foi o MVP e melhor pivô na temporada 2022/23 com uma média de 17,3 pontos, 7.4 rebotes e 2,4 assistências por partida. É presença constante nas convocações da Seleção Brasileira.
No dia 24 de setembro, escreveu de vez seu nome na história do basquete francano ao marcar a cesta que deu o tão sonhado título de campeão mundial para o Franca quando faltava apenas 1.9 segundo para o fim da partida. Lucas Dias foi eleito o melhor jogador da decisão. Lucas Dias já adotou a cidade que o recebeu de braços abertos. É comum vê-lo na cidade nas horas de folga passeando ou fazendo compras. Retribui todo o carinho recebido com atenção e gentileza. Está sempre disposto a tirar fotos e dar autógrafos.
A relação de Lucas com Franca se intensificou ainda mais, no ano passado, quando seu filho, Breno, nasceu na cidade. Por tudo o que tem feito pela cidade e por ter contribuído para levar o nome da cidade para o Brasil e para o mundo, nada mais justo do que receber esta honraria e ser homenageado com o Título de Cidadão Francano.
Homenageado
Em fala na Tribuna, Lucas Dias disse ‘é difícil falar! Só tenho a agradecer todos vocês, a Câmara, a cidade de Franca por ter acolhido minha família tão bem. Tenho certeza que desde quando cheguei só tenho coisas boas, são poucas as coisas ruins que passamos juntos e elas ficaram para trás! Me lembro da primeira vez que um torcedor chegou e disse: agora vai! E a gente tinha acabado de perder dois jogos importantes e naquele momento senti o que era fazer parte de Franca. É uma cidade que ama, que chora junto e fui me apaixonando por vocês’
‘Fiquei seis meses vindo e voltando para jogar e minha esposa em São Paulo, e quando ela chegou, viu o que era Franca e começou também ase apaixonar. Foi o melhor presente que tive em minha vida. Hoje são dois francanos em minha família, eu e meu filho. Só tenho agradecer do fundo do meu coração!’
Biografia
David Wayne Jackson Jr nasceu em Maryland, nos Estados Unidos, no dia 12/08/1982. É filho de David Wayne Jackson e de Renee Warren Flowers e pai de dois filhos, David Wayne Jackson III e Damiyah Jackson.
A paixão pelo basquete aflorou logo cedo. A memória mais antiga que David tem é de quando ele tinha em torno de quatro anos. Foi quando seu pai deu a ele uma bola. Brincar com o presente era tudo que ele queria fazer. Arremessava na chuva até a mãe mandar entrar para casa.
David cresceu jogando basquete e, como todos os americanos, teve o sonho de jogar na NBA. Porém, quando se formou na faculdade, não teve a oportunidade de ir para a NBA. Seu amor pelo basquete permitiu a ele começar uma carreira profissional no exterior.
David Jackson fez sua carreira longe dos Estados Unidos, passando por países como Uruguai, Porto Rico e Argentina, onde conquistou prêmios de melhor jogador do campeonato local.
O americano está no Brasil desde 2011, quando foi contratado pelo Flamengo. Após rodar por diversos clubes, como Vasco, Limeira e Minas, ele chegou ao Franca Basquete em 2018. Foi amor à primeira vista.
Aqui, ele faturou quatro títulos de campeão paulista, duas Copa Super 8, uma Liga Sul-Americana, dois NBBs e uma Champions League das Américas.
E, como não há limite na estante de DJ, ele conquistou o troféu inédito de campeão mundial. David Jackson não apenas ajudou o time: foi considerado o melhor jogador da Copa Intercontinental da Federação Internacional de Basquete.
David Jackson pode ser considerado um legítimo francano: Não é raro encontra-lo nos corredores de supermercados ou em cima de um trio elétrico comemorando títulos. Já está falando campeon quase sem sotaque.
Por tudo o que tem feito pelo basquete local e por ter dado contribuição decisiva para colocar o nome de Franca no mapa mundial de Basquete, é justo é merecido que seja homenageado com o título de Cidadão Francano.
Homenageado
Em fala na Tribuna, David Jackson comentou ‘primeiro quero agradecer todos pela presença, é um momento muito especial para um atleta e fiquei pensando o dia inteiro o que ia falar. Não sou de muitas palavras, gosto de mostrar meu trabalho de forma silenciosa, mas quero agradecer todos pelo apoio’
‘O ano passado foi um fenômemo em minha carreira, ganhamos de todos! Tem altos e baixos, mas sempre com pensamento de ganhar de todos, levamos isso à Singapura e ganhamos o título do mundo. Esperamos trazer mais títulos para Franca porque vocês merecem’ concluiu.
Vereadores
O vereador Ilton Ferreira (PL) comentou ‘tenho certeza que todos gostariam de estar em meu lugar para fazer uma homenagem como essa! Mas essa é uma homenagem de Franca, é do basquete! É do nosso coração e de todos nós!’
O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) parabenizou os homenageados e destacou ‘parabéns a vocês também que fazem a maior torcida do Brasil! Isso faz a diferença em quadra junto aos jogadores, o que vocês transmitem lá dentro, podem ter certeza que nenhuma torcida tem! Franca hoje representa não só a nossa cidade, mas o país! E o que os outros falam lá fora não interessa!’
‘Nós temos orgulho de todos! Vocês atletas representam a nossa cidade e nosso país!’ concluiu.
Créditos: Câmara Municipal de Franca