O Fórum é um momento de descontração em prol dos direitos das mulheres, haverá três mesas de debates com os seguintes temas:
1. Mercado de Trabalho;
2. Participação na política;
3.Enfrentamento ás violências.
O evento faz parte do calendário Municipal de Franca e nasceu do trabalho do Conselho Municipal da Condição Feminina e teve origem na gestão de Marília Martins. De acordo com a ex – presidente o papel do conselho é o de fiscalizar as leis e órgãos públicos, propor projetos para ampliação e garantias dos direitos das mulheres.
Marília iniciou como conselheira em 2015 e diagnosticou que as mulheres não sabiam seus direitos, não sabiam quando estavam sendo vítimas de violência e nem como sair de suas situações.
Então, pouco a pouco vários avanços foram acontecendo, e hoje já é possível ver o resultado positivo do trabalho de conscientização que foi realizado junto a população.
Infelizmente, muitas não denunciam seus agressores por medo do que pode acontecer com elas e seus filhos. Outras também, dependem financeiramente de seus companheiros ou tem medo de perderem seus empregos.
Além disso, Marília enfatiza a falta de politicas públicas e relata que o Conselho conseguiu articular um encontro importante junto a Comissão Legislativa da Condição Feminina, explicou que os vereadores não se reuniam para discutir essa pauta e hoje o tema é bastante discutido.
Recentemente, conseguiram a aprovação de uma lei onde mulheres com suspeitas de câncer tem prioridade no exame de mamografia, fato importante quando levado em conta a demora e a fila de espera para realização de um exame de alta complexidade.
Marília também relata sobre o longo trabalho desenvolvido pelas conselheiras, que vai desde acessibilidade para o atendimento até mesmo a produção de eventos em conjunto com a Assistência Social, visitando escolas e comunidades nas cinco regiões da cidade para levarem o Cine Mulher onde faziam um bate-papo sobre como se cuidar, se proteger e procurar ajuda em situações de risco e outros temas relacionados.
Enfim, houve uma grande transformação dentro do Conselho e fundaram uma cadeira adjunta na presidência, ocupada hoje pela Flávia Mildres e a frente da composição atual do Conselho está a presidente: Janaína Santos.
A nova mesa diretora está no comando do Fórum da Mulher, junto com o trabalho colaborativo das demais conselheiras. A data comemorativa acontece todos os anos e está em sua quarta edição.
No próximo sábado, dia 18 de março no Anfiteatro da UNIFRAN acontece a edição anual do Fórum da Mulher de Franca.
O evento é gratuito e terá início às 9h com previsão de encerramento às 16h.
Para se inscrever acesse o link:
https://tinyurl.com/3m353538
Confira a Programação:
09h 00 Abertura
09h 15 Os desafios das mulheres no mercado de trabalho
11h 30 Coffe-break
12h 00 Os desafios do enfrentamento ás violências
14h 00 Os desafios da mulher na política
Teremos espaço kids com monitores e lanche
Atrações artísticas do grupo de maracatu Canto e Flor
Escola de Samba Ases do Ritmo
Performances Carolina Maria de Jesus
Venda de produtos