Termina nesta segunda-feira, 10 de maio, o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2021 para o contribuinte que tem imposto a pagar e deseja colocar o pagamento à vista ou da primeira parcela em débito automático. O débito em conta acontecerá no dia 31 de maio, que também é a data final para entrega da declaração.
Quem enviar a declaração após 10 de maio terá que emitir o Darf (Documento de arrecadação federal) do pagamento à vista ou da primeira parcela no próprio programa do IR 2021 e fazer o pagamento direto no banco ou por meio do site ou aplicativo da instituição financeira. Ainda será possível cadastrar o débito automático após 10 de maio, mas apenas para o pagamento da segunda parcela em diante.
Prazo final para enviar declaração é 31 de maio
O prazo final para entrega da declaração do IR 2021 foi prorrogado até às 23h59 do dia 31 de maio pela Receita Federal, na tentativa de amenizar os transtornos provocados pela pandemia do Coronavírus. Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
Cuidado para não pagar duas multas
O vencimento do imposto a pagar também é no dia 31 de maio, tanto para quem colocar o pagamento em débito automático como para quem for pagar o Darf no banco. O contribuinte que não entregar a declaração e tiver imposto a pagar estará sujeito a uma segunda multa, sobre o imposto em atraso, de 0,33% ao dia até o limite de 20%, mais juros de 1% ao mês.
Veja como colocar o imposto em débito automático
O primeiro passo é verificar se você tem mesmo imposto a pagar no IR 2021. Se você tem mesmo imposto a pagar e quer colocar o pagamento à vista ou das parcelas em débito automático, siga os passos a seguir. Localize no menu do lado esquerdo da tela a ficha “Resumo da Declaração”. Entre no item “Cálculo do Imposto”. O programa abrirá uma tela que informa o valor do “Imposto a pagar”. Ao lado do valor, há um quadro com as abas “Parcelamento” e “Informações bancárias”. Entre na aba “parcelamento”.
Se você deseja pagar o imposto à vista, selecione o número “1” em “número de quotas”. Caso prefira parcelar o imposto, veja as orientações mais abaixo nesta matéria. Em seguida, marque as bolinhas ao lado de “débito automático” e de “Quota única ou a partir da 1ª quota”. Lembre-se que essa opção só será possível até 10 de maio.
FNT no Fato
- Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo
- Mestrado nos EUA exige planejamento e análise cuidadosa
- Keep Running oferece acompanhamento 360º para corredores
- Yungas lança podcast sobre inovação no varejo nacional
- Estudos abordam desafios vividos por produtores de pirarucu
- Thales expande as ofertas de plataforma de segurança de dados como serviço da CipherTrust
- Tatuador gaúcho, Kleber Soares, vence a Tattoo Week como Melhor do Evento
- Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional
- Empresa de soluções de logística cresce 50%
- Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas