O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a vantagem de 11 pontos percentuais sob o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo nova pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (3).
Tanto o petista quanto Bolsonaro mantiveram o mesmo índice: 45% para Lula e 34% para o atual presidente. Ciro Gomes teve variação positiva, mas ainda dentro da margem de erro, e Simone Tebet se manteve estável.
O levantamento foi feito entre 30 de maio e 1º de junho e foram ouvidas mil pessoas, por meio de entrevistas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa foi protocolada no TSE sob o registro BR-02893/2022. Esse é o primeiro levantamento feito pelo Ipespe sem João Doria.
Veja o resultado da pesquisa estimulada:
- Lula (PT): 45%
- Bolsonaro (PL): 34%
- Ciro Gomes (PDT): 9%
- Simone Tebet (MDB): 3%
- André Janones (Avante): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Pablo Marçal (PROS): 1%
- Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 5%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Leonardo Péricles (UC) e Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, tanto Lula quanto Bolsonaro tiveram oscilação negativa de um ponto, mantendo a distância de dez pontos percentuais, com vantagem para o petista. Sem apresentar as opções, Ciro Gomes é citado por 5%, enquanto 1% falaram que votarão em Tebet e outros 1% em Janones. Os outros candidatos não pontuaram.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 53% a 35%, sem variação. Contra Ciro, a vantagem do petista seria de 54% contra 26%, enquanto o confronto contra Tebet teria o resultado de 56% a 20%.
Ciro Gomes venceria Bolsonaro por 45% contra 40%, mas o resultado está dentro da margem de erro, sendo, então, um empate técnico. Também há paridade entre Bolsonaro e Simone Tebet, com vantagem para o atual presidente: 41% contra 37%.