Em uma noite muito agradável de muito bate-papo, esportistas de Franca, professores de basquete e representantes da imprensa marcaram presença no lançamento oficial do 7º Torneio Internacional de Basquete de Franca.
Promovido pelo Instituto Chuí de Esportes, a tradicional competição de base irá movimentar a cidade entre os dias 10 e 22 de julho, com equipes das categorias sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15.
“Nós não poderíamos deixar de estar junto com o basquete. O basquete é Franca, as pessoas aqui respiram basquete e essa é uma grande oportunidade pra gente valorizar ainda mais a nossa cultura”, disse Sérgio Lima, Gestor Administrativo Financeiro da ACIF.
Este ano o 7º Torneio Internacional de Basquete de Franca terá o apoio da Prefeitura de Franca e da FEAC nas categorias sub-12 e sub-14. “Projetos como o Torneio Internacional de Basquete de Franca refletem a seriedade do trabalho feito com esporte aqui na nossa cidade. E isso se vale muito por causa dos gestores e professores de basquete. É muito importante pra Franca parcerias como essa que fizemos com o Instituto Chuí de Esportes”, disse Beto Saad, Diretor Técnico Administrativo e Financeiro da FEAC.
Outras duas categorias que estarão em disputa são as sub-13 e sub-14, que terão o apoio do Ministério dos Esportes, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Os jogos irão acontecer no Pedrocão, Quadra da Escola Chuí Esportes, Ginásio do Castelinho, Ginásio do SESI e quadra Chuí Esportes. “Conseguimos ampliar o torneio desse ano, teremos novas categorias, mais times de qualidade e uma grande novidade, as estatísticas individuais em todos jogos. A gente espera surpreender no nível de entrega para as equipes que virão”, disse Marco Aurélio Chuí, organizador.
Francana medalhista olímpica será o tema do Concurso Cultural 2023
Maior nome de Franca na história do basquete mundial, a ex-armadora Adrianinha será o destaque do Concurso Cultural do Torneio de Basquete.
Adrianinha foi armadora da seleção brasileira e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney na Austrália, em 2000. Nascida em Franca em 6 de dezembro de 1978, fez parte do elenco da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, nas Olimpíadas de 2000 a 2016. Foram cinco participações incluindo os jogos do Rio 2016.
Também atuou na WNBA, liga americana de basquete e a maior do mundo. Também jogou em diversos time no Brasil e na Europa.
Com todo este currículo, a história da Adrianinha nas quadras será mostrada na segunda edição do Concurso Cultural para alunos de escolas públicas de Franca. Após visitas e aulas sobre basquete, as crianças vão desenvolver desenhos, frases e textos relacionados a atleta. Os trabalhos mais criativos serão premiados no dia de abertura do Torneio.
“Nosso objetivo é levar a cultura do basquete para os colégios e vamos fazer isso com a história de vida da Adrianinha. Ela é uma personagem muito importante pra Franca, é única mulher medalhista olímpica e exemplo na iniciação esportiva, na educação, no esporte de rendimento, de qualidade de vida e nas conquistas. Sem dúvida é um exemplo a ser seguido, e isso nós vamos mostrar para as crianças”, disse Sayuri Yoshimura, Coordenadora do Concurso e técnica de basquete que revelou Adrianinha.
No ano passado mais de 4 mil crianças do ensino fundamental I de escolas públicas de Franca participaram do Concurso Cultural.
Kelven Mello/ Instituto Chuí de Esportes
Fotos: Divulgação