A Secretaria de Educação inicia a partir das 10h, desta sexta-feira, 24, o prazo de inscrições para o Programa ‘Bolsa Medicina’, que prevê a concessão de bolsas de estudos parciais do curso superior presencial de graduação em Medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).
Inicialmente, o programa disponibilizará três vagas para o curso. Uma bolsa é de 50% e outras duas de 40%, distribuídas conforme a classificação final de pontuação. As adesões devem ser feitas até o dia 2 de março. Para isso, o candidato deverá acessar e baixar o arquivo do formulário de inscrição para o preenchimento e impressão, disponível no link https://franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-de-medicina-municipal. As instruções estarão contidas no Tutorial de Inscrições, disponível no mesmo endereço.
Para participar, é necessário atender aos seguintes requisitos: ser brasileiro ou naturalizado; estar devidamente matriculado em 2023, no curso superior de Medicina, no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), participante do programa; ser residente em Franca há, no mínimo, cinco anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação; não possuir mais de uma disciplina em regime de dependência; não possuir formação universitária anterior (graduação e/ou licenciatura); possuir renda familiar mensal per capita de até três salários-mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por três pessoas ou mais; e possuir renda familiar mensal per capita de até quatro salários-mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por até duas pessoas.
Quem tiver sido excluído de qualquer programa governamental ou particular de incentivo ao Ensino Superior, salvo por motivo devidamente justificado; reprovado na série objeto do benefício; e/ou aquela pessoa que possua outro membro da família já inscrito no processo de seleção ou que já seja beneficiado pelo programa, não poderá participar da seleção do Bolsa Medicina.
Após preenchimento de formulário, os inscritos deverão comparecer à sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), no horário das 7 às 16 horas de 3 de março, para o protocolo da inscrição e entrega do envelope, com toda a documentação exigida no edital.
A inscrição será validada, somente após o cumprimento das duas etapas. A entrega dos documentos exigidos para a inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato ou outra pessoa designada por ele, que receberá um comprovante de inscrição.
O edital completo está disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2212-28012023.pdf.
Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9267 e 3711-9220, além dos e-mails ritaoliveira@franca.sp.gov.br e katiacomparini.sme@gmail.com para informações.
Bolsa Universidade
Além do Bolsa Medicina, a Prefeitura de Franca disponibiliza o Bolsa Universidade, auxílio destinado aos estudantes universitários de baixa renda, que estejam matriculados em uma das três unidades de Ensino Superior da cidade: Faculdade de Direito (FDF), Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) ou Unifran e que não tenham formação universitária anterior.
A primeira etapa, encerrada na semana passada, trouxe 174 candidatos inscritos. Agora, será feita a análise dos documentos para, posteriormente, serem realizadas as entrevistas sociais.
Para este ano, estão sendo disponibilizadas 171 vagas, das quais 48 para a Faculdade de Direito, distribuídas conforme a classificação final de pontuação, 70 vagas para a Universidade de Franca (Unifran), em qualquer curso, semestre ou turno, com exceção dos cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia, de acordo com a classificação final de pontuação, limitadas a 5 vagas por curso e para o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) serão 3 vagas para Engenharia Civil e 50 para as graduações de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Letras, Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação.