A IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) – criada pela Prefeitura de Franca, com apoio do Instituto Cidade do Calçado – oferece 20 vagas para empreendedores. Podem se candidatar ao processo seletivo do 7º Ciclo de Incubação empresas de qualquer cidade – já constituídas com CNPJ – ou projetos em fase de desenvolvimento que tenham base tecnológica. Os selecionados recebem todo o suporte presencial para desenvolver seus negócios. As inscrições gratuitas começaram na segunda-feira (10 de outubro) e seguem até o dia 06 de novembro, pelo link: linktr.ee/impera.franca.
“Este novo ciclo de incubação é uma excelente oportunidade para empreendedores, de qualquer região do país, que buscam apoio para desenvolver um negócio de base tecnológica e que tenha soluções inovadoras para os diversos segmentos como indústria, comércio, educação, agronegócio, saúde, alimentação, entre outros. A IMPERA está de portas abertas e todo o atendimento é presencial, na nossa sede em Franca”, diz o gestor Jean Dunkl.
O processo seletivo tem seis etapas e a convocação dos projetos acontece em três modalidades: pré-incubação (ideia), incubação e associação. Este ciclo tem duração de um ano, com possibilidade de renovação do contrato. É importante que os projetos inscritos tenham um time multidisciplinar e que as habilidades dos integrantes sejam complementares, para que a incubação seja viabilizada de forma orgânica e assertiva.
De acordo com o edital (disponível no linktr.ee/impera.franca) as propostas serão julgadas por vários critérios como afinidade com o projeto, perfil empreendedor/inovador dos sócios, descrição clara e concisa do produto, definição dos usos e aplicações, grau de inovação e/ou ineditismo científico, potencial de demanda, entre outros.
Pelo programa, a IMPERA disponibiliza espaço físico; orientação na elaboração de planejamento estratégico e estruturação do modelo de negócios; estrutura de suporte administrativo compartilhado; orientação em gestão empresarial: gestão financeira e custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, gestão de tecnologia etc.; orientação quanto ao registro de propriedade intelectual; suporte para a elaboração de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento; consultoria e organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral.
Em contrapartida, os incubados têm algumas obrigações a cumprir, de acordo com a modalidade do programa, entre elas, estar presente no mínimo 10 horas semanais na IMPERA, participar de 80% dos eventos e oficinas de mentorias promovidas, além de divulgar e representar a Incubadora.
As entrevistas com os candidatos acontecem entre os dias 07 e 18 de novembro. Os selecionados terão mentorias de Pitch (apresentação breve e direta sobre o projeto) entre os dias 23 e 25 de novembro. O Pitch DAY (apresentação presencial dos projetos ao Conselho Consultivo da IMPERA, ao comitê técnico científico e aos membros da sociedade convidados) acontece de 29 de novembro a 02 de dezembro. Serão selecionados 20 projetos e a lista de aprovados será divulgada no dia 05 de dezembro. As atividades de integração começam na mesma semana.
Fernanda Martins/ Benu Comunicação