Incêndios em áreas de vegetação foram registrados em municípios na região de Ribeirão Preto (SP), nesta quarta-feira (8). A fumaça prejudicou a visibilidade em rodovias de diferentes cidades e foi filmada por motoristas.
Com a falta de chuva que se estende, os registros têm se tornado parte da rotina dos moradores de municípios como Ribeirão Preto (SP), Jaboticabal (SP), Jardinópolis (SP) e Brodowski (SP).
Nesta quarta-feira, Ribeirão Preto alcançou a marca de pior índice de qualidade do ar do estado de São Paulo, segundo a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb). O registro acontece dois dias após a cidade ter indicador péssimo, o quinto e último da escala de medição.
Na região, o calor extremo com temperaturas próximas aos 40ºC tem aumentado a incidência de incêndios de grandes proporções. De acordo com a Somar Meteorologia, a predominância de uma grande massa de ar seco contribui para o cenário.
Fogo também foi registrado por motoristas que passaram por Aramina (SP) e Batatais (SP).
Cristais Paulista
Um incêndio de grandes proporções destrói a flora e fauna na Serra das Goiabas em Cristais Paulista. Agricultores, colaboradores e vizinhos estão trabalhando diuturnamente no combate à esse desastroso incêndio. O sol quente colabora na propagação imediata e rápida do fogo. Com enxadas, galhos verdes, um caminhão pipa e muita coragem, os trabalhadores enfrentam a enorme fumaça e o fogo às margens da Rodovia Manoel Carrijo, que liga Cristais Paulista ao Balneário Águas Quentes.