Neste mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) – que atua com o apoio da Prefeitura de Franca, junto ao Instituto Cidade do Calçado – apresenta em suas redes sociais (https://www.instagram.com/impera.franca/) o projeto “Mulheres que Inspiram”, com depoimentos e histórias de mulheres empreendedoras que se destacam à frente de empresas, entidades e universidades de Franca.
“Mulheres que Inspiram” mostra toda semana duas histórias, uma contada em vídeo e outra em carrossel. Dez empreendedoras foram convidadas para participar do projeto. Segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), feita em parceria com o Sebrae e considerada a principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras: dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões (48%) são mulheres.
Já entre os microempreendedores individuais (MEI), as mulheres representam 48% do total. A preferência delas é pelos segmentos de beleza, moda e alimentação. “No entanto, é importante ressaltar que as mulheres estão presentes em todos os segmentos, inclusive na área que mais cresce no mundo que é a tecnologia e a inovação”, afirma Jean Dunkl, gestor da IMPERA.
Vale destacar ainda, que a pandemia despertou as mulheres para o empreendedorismo, seja por necessidade ou oportunidade. Dados da RME (Rede Mulher Empreendedora), plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino brasileiro, mostram que o número de empresárias aumentou 40% no último ano. De todas as donas de pequenos e médios negócios do Brasil, cerca de 26% abriram suas empresas já durante a pandemia.