Começa nesta sexta-feira, 30, o hofrário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Sem custo aos partidos e candidatos, o horário eleitoral será exibido até o dia 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno eleitoral. Nas praças com segundo turno, o período para a propaganda eleitoral é entre 11 e 25 de outubro.
Em Franca, dos nove candidatos a prefeito, apenas cinco poderão expor suas propostas aos eleitores no rádio e na TV: Alexandre Ferreira (MDB), João Rocha (PL), Mariana Negri (PT), Guilherme Cortez (Psol) e Doutor Ubiali (PSB). Sem representantes no Congresso Nacional ou sem coligação, os candidatos Alexandre Tabah (NOVO), Tito Flávio (PCB), João Scarpanti (PCO) e Jonas Carvalho (Mobiliza) não vão aparecer no horário eleitoral gratuito. As emissoras de rádio farão rodizio semanal para geração dos programas. Na TV a geração fica a cargo da TV Record de Franca.
Além dos blocos dedicados, a propaganda eleitoral contará com inserções distribuídas ao longo de toda a programação das emissoras. No total, serão 1h30 minutos dedicados à política, sendo que 1h10 minutos são destinados às inserções. Essas inserções serão utilizadas tanto para o cargo de prefeito quanto para o de vereador, permitindo uma exposição contínua e diversificada dos candidatos durante todo o período eleitoral.
TEMPOS DE CAMPANHA DOS CANDIDATOS EM FRANCA
A distribuição do tempo de propaganda entre os candidatos foi definida com base na representatividade dos partidos no Congresso Nacional e coligações. A ordem de apresentação dos candidatos no primeiro dia de propaganda também foi decidida por sorteio, com um rodízio diário subsequente para garantir equidade. A sequência no primeiro dia será a seguinte:
- Alexandre Ferreira (MDB) – Franca Seguindo em Frente, Pronta para o Futuro – 03:51
- João Rocha (PL) – Franca Vai Mudar – 03:12
- Mariana Amorim (PT) – Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PC do B/PV) – 01:37
- Guilherme Cortez (PSOL) – Franca do Futuro – 00:44
- Marco Ubiali (PSB) – Pra Cuidar do Povo – 00:34
No dia seguinte, a ordem será invertida, com o último candidato do dia anterior passando a ser o primeiro, e assim sucessivamente, garantindo que todos os candidatos iniciem a propaganda eleitoral em algum momento.
No período em vigor, a propaganda eleitoral será exibida/transmitida todos os dias, de segunda a domingo, por um tempo total de 70 minutos, distribuídos em blocos ao longo do dia, entre 5h e meia-noite.
Nas disputas eleitorais para o cargo de prefeito, as emissoras devem veicular a propaganda eleitoral gratuita de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, na rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão, estabelece o TSE.
Cada partido ou coligação poderá realizar inserções com duração entre 60 e 30 segundos. 60% do tempo deverá ser abrangido pelo candidato a prefeito, enquanto que os restantes 40% serão dedicados aos concorrentes ao cargo de vereador.
“Ele será veiculado nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das Câmaras Municipais”, destaca o site do TSE.
As eleições municipais estão marcadas para o dia 6 de outubro, com um possível segundo turno no dia 27 de outubro. Para que um candidato seja eleito no primeiro turno, é necessário que ele obtenha mais de 50% dos votos válidos. Caso contrário, os dois candidatos mais votados seguirão para o segundo turno, onde o mais votado será eleito.