Obra resgata a trajetória de quase cinco décadas de militância do advogado João Fioravante Volpe Neto e terá lançamento na OAB Franca, reunindo representantes da advocacia nacional
A história do advogado francano João Fioravante Volpe Neto, que soma 49 anos de dedicação ao direito, será eternizada em uma biografia escrita pela advogada e escritora nordestina Teresa Paiva de Oliveira. O lançamento da obra deve acontecer nas próximas semanas, em Franca/SP, reunindo representantes da advocacia nacional e diversas instituições do setor jurídico.
Idealizado em setembro de 2024, com incentivo do Conselheiro Federal da OAB, Sildilon Thomaz Maia do Nascimento, o livro tem recebido reconhecimentos antes mesmo de seu lançamento, incluindo uma moção de aplausos concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, por iniciativa do deputado José de Arimateia Paiva.
“A história de João Volpe transcende a advocacia. É um legado de luta, ética e compromisso social que merece ser conhecido em todo o Brasil”, afirma Teresa Paiva de Oliveira.
O evento deve contar com a presença de membros do Conselho Federal da OAB, OAB São Paulo, OAB Franca, além da Editora Sebo Vermelho e do Instituto Luiz Gonzaga, entre outros apoiadores do projeto. “A expectativa é que o lançamento da biografia fortaleça ainda mais o reconhecimento da trajetória do advogado no cenário jurídico nacional”, ressalta a escritora da obra.
A publicação é assinada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), que desde 2012 é indexada no Scielo e afiliada à Editora Abreu. Criada para divulgar produções acadêmicas, científicas e literárias de pesquisadores e professores da UEPB e de outras instituições, a EDUEPB teve uma de suas obras entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti 2024, na categoria “Jabuti Acadêmico”.
A biografia traz ainda um prefácio assinado por Marcos Antônio Souto Maior Filho, advogado e professor, que assume a missão em nome de seu pai, o desembargador Marcos Antônio Souto Maior, e também de André Dias Fernandes, doutor em direito do Estado pela UAP, Juiz Federal em Fortaleza/CE e ex-Procurador da Fazenda Nacional. As orelhas do livro são assinadas por Sildilon Thomaz Maia do Nascimento, que representa o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, enquanto a apresentação é de Paulo Wanderley, embaixador e curador da vida e obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Sobre a autora
Teresa Paiva de Oliveira também é autora das obras “Gentil, verás que um filho teu não foge à luta” – uma biografia de seu pai – e “Esmeraldas ao vento”, obra que teve prefácio assinado pelo Presidente da Organização Mundial de Saúde, que veio de Washington para seu lançamento em 2024.