Renis Ribeiro Sousa, de 31 anos, foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (1º) por guardas civis municipais, suspeito de furtar fiação elétrica de uma praça de esportes no bairro Jardim Moema, em Franca (SP). A prisão foi realizada após uma denúncia feita por um morador à central de monitoramento da GCM.
Segundo o boletim de ocorrência, a equipe de monitoramento composta pelos guardas Teodoro e Ferreira visualizou o suspeito por meio das câmeras da região e repassou as informações à equipe de patrulhamento. Em seguida, a viatura composta pelos GCMs Lima, Barcelos, Tiradentes e Roberto localizou Renis na rua Deolinda Maria Silva, em frente ao número 1515, próximo à praça esportiva.
Durante a abordagem, os guardas encontraram com o suspeito aproximadamente 30 metros de fiação elétrica e diversas ferramentas, entre elas uma marreta, três facas, uma talhadeira, uma chave de fenda e uma chave Philips.
Renis tentou negociar sua liberdade oferecendo supostas informações sobre traficantes da região, mas inicialmente se recusou a fornecer seus dados pessoais. Ele foi algemado com uso de força moderada e, já dentro da viatura, tentou quebrar o vidro e danificou a porta traseira do veículo.
No local do furto, os guardas constataram que a fiação de um dos postes estava exposta e enrolada em um cabo de madeira, além de a tampa do poste estar danificada. Todo o material foi apreendido e encaminhado ao Plantão Policial, onde Renis Ribeiro Sousa permaneceu detido, à disposição da Justiça.