Em nossa cidade, a FETANP (Federação do Teatro Amador do Nordeste Paulista) caminha para completar 60 anos ininterruptos de incentivo às artes cênicas. A entidade de apoio ao teatro amador foi fundada em 06 de maio de 1964, sem fins lucrativos e é considerada de utilidade pública, conforme Lei Municipal número 2123/1972.
O ex- Prefeito Sidnei Franco da Rocha pioneiro no apoio ao movimento de teatro amador em Franca, por duas vezes presidiu a FETANP, é presidente de honra da entidade, atual Diretor Regional do ICACESP Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo.
São 59 anos de atividades, tendo como fundadores os idealistas e saudosos José Cyrino Goulart (que dá nome do Teatro Municipal) e Orlando Dompieri (que dá nome de Teatro Municipal de Bolso e uma grande avenida do mesmo nome), ainda em atividade profissional o advogado Antônio Carlos Ewbank Seixas o qual foi também presidente e incentivador da FETANP.
Seu patrimônio cultural é uma conquista dos artistas francanos: uma biblioteca, o tradicional Festival “Águas de Março” e um acervo no MTAP (Museu do Teatro Amador Paulista).
Por se tratar uma entidade legalmente instituída, é a mais antiga da cidade e a que criou e continua mantendo o Festival “Águas de Março”. A Fetanp também realiza mostras e projetos culturais divulgados pelos links abaixo:
https://www.facebook.com/fetanpfr
https://www.instagram.com/mtap_franca/
https://www.youtube.com/@museuteatroamadorpaulistam8545
https://www.facebook.com/InstitutoArtesCenicas
Os membros da Fetanp são voluntários. Através da entidade, os grupos amadores de teatro e os atores solos conseguem contatos com os grupos de outras cidades para troca de experiência e reciclagem de aprendizado.
Dentre os objetivos e ações da entidade, estão:
- Disponibilizar aos estudantes, artistas amadores de teatro e pesquisadores, a biblioteca composta de 1.130 obras exclusivas de artes cênicas, fotos e vídeos, atualmente em nova fase de cadastramento do acervo de obras de autores consagrados das artes cênicas, trabalho que deve durar 8 meses;
- Disponibilizar aos pesquisadores todo acervo de documentos históricos dos pioneiros pela implantação do teatro amador do Estado de São Paulo, fotos, jornais, vídeos, cartazes e troféus dos espetáculos premiados e com reconhecimento nacional pelos órgãos que praticam a política cultural de incentivo às artes, para conhecer é só acessar os links abaixo:
https://www.facebook.com/mtap.franca
- Idealização do Festival “Águas de Março”, que no ano de 2019 estava em sua trigésima edição e garantiu gratuitamente a participação dos artistas amadores de Franca e Região nas atividades culturais, revelando artistas em todas as áreas: teatro, dança, música, poesias encenadas e performances;
https://www.facebook.com/profile.php?id=100066893102255
- Garantir a participação da população nos Festivais “Águas de Março”, com entrada gratuita nos espetáculos que se apresentam durante a realização do evento, que tem em média um público de 9 mil pessoas, durante 11 dias de Festival todos os anos;
- Doação ao Fussol (Fundo de Solidariedade do Município de Franca) de toda a arrecadação de leite e óleo da Campanha “Ingresso Solidário” oriundos dos eventos culturais de realização da Fetanp.
A FETANP é administrada por voluntários e amadores de teatro, esclarece seu atual presidente, José Reinaldo Cardoso Junior, também integrante do Grupo Teatral Painel. José, ao lado de Rejane Aparecida Genaro, integra a Comissão de Curadores do Museu do Teatro Amador Paulista, que ocupa uma sala especial do Teatro Municipal de Franca.
Parceira do Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo, presidida pelo jornalista e presidente do Instituto Carlos Pinto, tendo como vice-presidente Reginaldo Emídio e de 12 cidades paulistas de voluntários e pioneiros pela implantação do teatro amador no Estado.
https://www.facebook.com/InstitutoArtesCenicas
Os integrantes dos Núcleos são os responsáveis pelo envio de documentos históricos para o Museu do Teatro Amador. “É importante ressaltar que os administradores públicos de Franca têm valorizado e reconhecido essa trajetória cultural”.
A FETANP tem sua sede anexo ao Teatro de Bolso “Orlando Dompieri”, na Rua Nabi Haber, 250, bairro São José.