O grupo Hezbollah, do Líbano, afirmou que fez um ataque a 19 locais no norte de Israel nesta quinta-feira (2), segundo a agência Reuters. Há instalações militares israelenses entre os alvos, de acordo com informações de dirigentes do Hezbollah à agência de notícias Reuters.
O Hezbollah é um grupo de muçulmanos xiitas do Líbano que tem um partido político, inclusive com representação no Congresso do país, e também suas próprias forças armadas.
Nos ataques contra militares de Israel, o Hezbollah usou drones explosivos, mísseis guiados e outras armas. Pelo menos dois drones foram empregados em uma região conhecida como Fazendas de Shebaa, que é disputada pelo Líbano e Israel.
Israel respondeu com bombardeios. A agência de notícias nacional do Líbano afirmou que regiões no sul do país foram atingidas.
Hezbollah e Israel após o 7 de outubro
No dia 7 de outubro, o grupo terrorista Hamas fez um ataque na outra ponta de Israel, no sul do país. Israel declarou guerra ao Hamas no mesmo dia.
O Hezbollah intensificou a troca de fogo com os israelenses a partir desse momento.
O líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, deve fazer um discurso na sexta-feira. Será o primeiro desde essa última onda de violência e confrontos.