Na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, o deputado estadual eleito Guilherme Cortez (PSOL) fez uso da Tribuna durante a 44ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Cortez disse ter iniciado na semana passada visitas a algumas Câmaras de cidades da região. “Estivemos em São José da Bela Vista, essa semana vamos em Patrocínio Paulista e Batatais. E não podia deixar de vir na Câmara de Franca, é a cidade onde moro, onde a gente já fez tantas discussões importantes, algumas bem-sucedidas, outras infelizmente não, e é com muita alegria que volto para comemorar o resultado eleitoral”.
Ele acrescentou que esta foi ‘uma eleição muito decisiva para o país, histórica em todos os seus termos e marcada por uma polarização muito grande’.
O deputado eleito defendeu que é muito importante que “nós eleitos pela população, vereadores, deputados estaduais, pessoas eleitas através da urna eletrônica, através do sistema eleitoral brasileiro que é considerado um dos sistemas confiáveis, transparentes e ágeis do mundo. Darmos exemplo para o restante da população de respeitar o resultado das eleições”.
Cortez enfatizou ‘a democracia pressupõe um livre debate político, eleitoral, e que a vontade da população se expresse democraticamente, de maneira transparente e livre, através da votação, através do voto popular’.
Guilherme Cortez foi eleito por São Paulo como deputado estadual, com 45.094 votos, ocupando uma das cinco vagas que o PSOL conquistou na Alesp.
‘O resultado eleitoral precisa ser defendido e respeitado. Eu não votei no governador eleito e vou ser um deputado de oposição (…) oposição a qualquer medida que considere inadequada, mas eu respeito o resultado da eleição’ enfatizou.
E ressaltou ‘quem não votou no presidente eleito deve fazer o mesmo e respeitar o resultado da eleição como foi em todas as eleições desde a redemocratização em nosso país’
Guilherme ainda comentou sobre a votação que teve em Franca e destacou ‘uma cidade e uma região que tantas vezes se disse conservadora, uma cidade que muitas vezes a juventude pensa que se tem que mudar de cidade porque aqui não vê oportunidade de crescer e mudar, eu fico muito feliz, porque a gente também teve um recado muito contundente na eleição aqui em Franca’
E enfatizou ‘elegeu pela primeira vez em sua história um deputado estadual, jovem, de esquerda, assumidamente e orgulhosamente LGBT, e que faz da sua sexualidade um debate político. E acho que cada vez isso está tomando mais espaço dentro da política, ainda muito pouco, mas a gente tem avançado’
” A nossa eleição para muita gente seria inimaginável, ninguém pensaria que a gente se elegeria para representar a cidade de Franca, mas nós sempre soubemos”, acrescentou Cortez.
Os vereadores Gilson Pelizaro (PT), Donizete da Farmácia (MDB), Zezinho Cabeleireiro (PP), e Claudinei da Rocha (MDB) parabenizaram o deputado eleito e reforçaram pedidos de apoio para causas locais em especial na área de saúde.